Você já ouviu falar em ativos de diferenciação no branding e marketing das empresas? Também conhecidos como distinctive assets, esses elementos são responsáveis por despertar a memória dos clientes, sendo associados à sua marca. Eles podem ser slogans, logos, fontes, sons, músicas e muito mais!
Ao longo desse artigo, vamos explicar exatamente o que significa esse conceito e qual a sua importância para o marketing digital. Por isso, não deixe de ler até o final para se tornar especialista no tema!
O que são ativos de diferenciação e por que são importantes?
Vamos explicar de forma simples. Quando você vê um “M” amarelo, do que você lembra? E um símbolo de “check”? E uma maçã mordida? Provavelmente, você imediatamente pensou no McDonald’s, na Nike e na Apple, correto?
Agora, vamos mudar de elemento. Se escrevermos “então é Natal” aqui, você provavelmente vai completar a música e se lembrar dos comerciais da Globo. Portanto, já ficou mais fácil entender o que são os ativos de diferenciação, não é?
De forma geral, eles representam os elementos que ajudam os clientes a se lembrar da sua marca com facilidade. Ou seja, mesmo que o nome da sua empresa não seja mencionado, apenas a representação simbólica já vai deixar o seu nome na mente dos consumidores.
Os ativos de diferenciação podem ser:
- Slogans;
- Cores;
- Logotipos;
- Fontes;
- Músicas;
- Efeitos sonoros;
- Efeitos visuais;
- Cheiros;
- Embalagem;
- Formato do produto;
- Personagens e;
- Celebridades.
Por isso, é importante investir nessa construção para fortalecer a imagem e reputação da sua marca. Consequentemente, as chances de que você seja sempre a primeira opção dos clientes e tenha uma presença forte nas mídias digitais e tradicionais são muito maiores!
E aí, gostou de saber mais sobre o que são os ativos de diferenciação? Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais.