O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou, nesta segunda-feira (14), o agendamento para o atendimento presencial nas agências, conforme já detalhado nas Portarias nº 1.413 e 982 e retificação, publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nos últimos dias.
Vale destacar que o agendamento continua sendo realizado por meio da plataforma ‘Meu INSS’, aplicativo disponível para celulares e também para acesso via site, desenvolvida pela Dataprev. Além desse canal, ainda é possível utilizar a central de telefone, pelo número 135.
Agendamento de serviços INSS
Com o retorno desse procedimento, ao agendar seu atendimento, o segurado poderá ir até uma agência do INSS com hora marcada.
A saber, no total, a plataforma ‘Meu INSS’ oferece mais de 90 serviços pelos canais remotos.
Atendimento espontâneo
Você deve estar pensando nas pessoas que não têm acesso à internet ou um telefone de fácil acesso, não é mesmo? Se esse for o seu caso, saiba que para esses casos excepcionais, como preveem as normas, essas pessoas poderão procurar as agências físicas para realizar o seu agendamento ou ainda para esclarecer dúvidas.
Medidas de segurança do INSS
Desde 2020, em razão da pandemia da Covid-19, o INSS tomou uma série de medidas para evitar aglomerações nas unidades de atendimento e assim restringiu o atendimento presencial mediante agendamento apenas aos serviços que não podiam ser feitos de forma remota, tal como a realização de perícias médicas, avaliação social, reabilitação profissional e justificação administrativa.
No entanto, com o avanço da vacinação, o INSS tem retomado gradualmente o atendimento presencial, reforçando o seu compromisso social com a população em manter o atendimento contínuo para não prejudicar o segurado.
Com informações do Instituto Nacional do Seguro Social
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