Atendentes de farmácias já estão começando a receber a vacina contra a Covid-19 no Paraná. Nesta terça-feira (16), a cidade de Ponta Grossa começou o seu processo de imunização dessa classe trabalhista. Mas processo levantou polêmica.
Acontece que a cidade está vacinando toda e qualquer pessoa que seja atendente de farmácia. Então não importa a idade nem a comorbidade que a pessoa possa ter. É daí portanto que vem a polêmica de toda a situação.
É que muita gente afirma que seria injusto aplicar essa vacina primeiro nessas pessoas do que em pessoas que estariam com mais riscos. Seja como for, a Secretaria de Saúde da cidade afirma que está apenas seguindo a ordem do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
Ainda de acordo com a Secretaria, é importante vacinar esses trabalhadores porque eles estão em contato permanente com pessoas de toda a cidade. Então, eles precisariam dessa proteção maior neste momento da pandemia.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há indícios de que as vacinas contra a Covid-19 tenham o poder de parar a transmissão do vírus. Sabe-se apenas que elas impedem a manifestação da doença no corpo de quem tomou a vacina.
Vacina para atendentes de farmácia
Em todo o Brasil, a polêmica envolvendo a vacinação contra a Covid-19 cresce. Muita gente acredita que essa vacinação precisa priorizar diferentes grupos trabalhistas. Mas há quem acredite que o melhor é vacinar por faixa etária e não por classe de trabalho.
Seja como for, o país vive um momento difícil quando o assunto é vacina. Algumas capitais já suspenderam o processo de vacinação por falta de doses. O Governo Federal promete que novas doses estão chegando.