Cerca de 21 milhões de famílias de baixa renda receberão o Bolsa Família 2023 entre 18 e 31 de janeiro. Os valores podem ser acessados digitalmente ou pessoalmente. Por isso que hoje, nós vamos informar os documentos que você precisa para sacar o Bolsa Família.
A conta digital Caixa Tem será a plataforma de pagamento do Bolsa Família em 2023
O governo Lula confirmou que a conta digital Caixa Tem continuará sendo a principal plataforma de pagamento do Bolsa Família em 2023. O aplicativo está no ar há mais de 2 anos, e sua implementação tornou-se prática com uma série de vantagens. Benefícios como Bolsa Família 2023, Vale Gás, FGTS, PIS/PASEP e Seguro-Desemprego são pagos atualmente pelo Caixa Tem.
Milhões de pessoas sem histórico bancário anterior conseguiram abrir contas bancárias graças a esta plataforma. No entanto, o Bolsa Família 2023 também pode ser recebido por outros canais além do Caixa Tem. Assim, o benefício pode ser recuperado em espécie apesar da comodidade de não precisar sair de casa para fazer os ajustes de valor. A isto acresce a vantagem de não ter que pagar quaisquer taxas de serviço.
Opções para sacar o Bolsa família em 2023 e documentos necessários
Pessoalmente nas agências da Caixa Econômica Federal
Beneficiários que não possuem o cartão do programa ou do banco podem sacar seus recursos do Bolsa Família em qualquer agência de atendimento da Caixa. Nesse horário, você deve ir até a agência mais próxima entre 10h e 15h, portando seu documento de identificação com foto emitido pelo governo.
Quando um cliente entra em um banco, ele recebe instruções sobre como proceder, incluindo aonde ir para atendimento e que tipo de identificação é necessária. Depois é só aguardar o atendimento e comunicar sobre o seu desejo de requerer o benefício, e estar preparado para comprovar o seu direito a ele.
Ir presencialmente num Caixa Eletrônico ou Casa Lotérica
Se um destinatário precisar ou preferir ter acesso imediato aos seus fundos, ele pode retirar seu benefício em um caixa eletrônico. Mas antes disso, você vai precisar ter o cartão em mãos, seja do atual Auxílio Brasil ou do antigo Bolsa Família.
Depois disso, tudo o que é necessário é:
- Insira o cartão no caixa eletrônico da Caixa e aguarde a leitura;
- Feito isso, digite a senha e o valor que deseja sacar;
- Finalmente, remova o cartão de uso posterior.
É fundamental lembrar, portanto, que apenas o beneficiário pode fazer o saque em casa lotérica. Assim, deverá apresentar documento de identidade válido e cartão Bolsa Família ou Auxílio Brasil.
Documentação necessária para o saque do Bolsa Família de 2023
O beneficiário deve, primeiramente, ter o cartão Bolsa Família original, o cartão Auxílio Brasil ou o cartão Cidadão para resgatar o benefício. Basta apresentar um documento de identidade com foto no guichê da Caixa ou da Casa Lotérica, informar ao atendente o valor que deseja sacar e, em seguida, confirmar com sua senha.
Então, preste atenção às datas para sacar o Bolsa Família, que estão informadas em seu aplicativo do Caixa Tem e evite filas de espera e aglomerações.
Espero poder receber o meu retroativo de direito também