Atenção! Hoje nós vamos passar algumas informações para que você veja tudo sobre o pente fino INSS.
Muitos beneficiários estão com dúvidas e receios sobre o pente fino do INSS, pois algumas notícias informaram que o órgão pagador dos benefícios da Previdência Social e do BPC, está pretendendo realizar uma avaliação em massa nos cadastros dos beneficiários.
Pensando nisso, nós separamos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar. Assim, você poderá esclarecer essas dúvidas e ficar por dentro de tudo sobre o que está prestes a acontecer.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final, para obter todas as informações necessárias sobre como tudo isso irá funcionar.
O que é o pente fino do INSS?
O pente fino do INSS é uma forma de identificar possíveis irregularidades nos cadastros de beneficiários que já tiveram algum benefício concedido pelo órgão.
O Instituto Nacional de Seguro Social já está realizando essa análise nos cadastros dos beneficiários da Previdência Social e do BPC desde novembro do ano passado, e por isso, muitos contribuintes já estão tendo que atualizar seus dados e realizar a verificação das informações, uma vez que existem inúmeras divergências em alguns cadastros.
Com isso, o INSS espera ajustar o recebimento dos benefícios e garantir que somente as pessoas que realmente precisam, tenham acesso a eles.
Leia também: Inscrições para o Minha Casa Minha vida começaram. Veja como participar!
Como vai funcionar o pente fino do INSS?
Ele irá funcionar da seguinte forma: Os dados do beneficiário passarão por uma análise minuciosa, e se constatado alguma irregularidade, o órgão enviará uma notificação para o contribuinte, informando quais são os pontos que será necessário uma correção.
Então, o beneficiário vai até uma agência do INSS, acessa o portal do órgão pela internet, ou baixa o aplicativo Meu INSS para corrigir as informações que estão divergentes ou faltando.
Depois disso, haverá uma nova análise pelo sistema do INSS para conferir se está tudo nos conformes.
Além disso, alguns casos de beneficiários que estão recebendo o auxílio-doença ou acidente, pode haver a convocação para realizarem uma nova perícia médica. Assim, comprovarão a necessidade do recebimento do benefício.
O que fazer para não cair nessa inspeção?
Para não cair no pente fino do INSS é preciso estar em dia com os dados cadastrais, realizar as perícias e exames médicos regularmente. Cumprindo todos esses requisitos predeterminados pelo órgão para a concessão de algum dos benefícios.
Para que você entenda melhor quais são os benefícios que estão sendo analisados neste pente fino, nós listamos alguns, confira:
- Aposentadorias e auxílios concedidos antes de completarem o tempo de carência pré-estabelecido;
- Benefício de Prestação Continuada que foi concedido sem a comprovação de baixa renda;
- Pensão por morte que foi concedida sem a comprovação de união estável;
- Auxílio-doença e acidente que estão sem laudo médico, ou que não passaram por revisão nos últimos 6 meses.
Agora que você já sabe tudo sobre o pente fino do INSS, é só ficar de olho na sua correspondência, e se receber a notificação do órgão, atualize seus dados o mais rápido possível, para que não tenha o corte do seu benefício.
Veja agora: Preço da gasolina IRRITA consumidores em todo o país