A temporada de buscar uma vaga do Prouni 2023 já começou em todo o país. Mas os que não cumprirem as diligências necessárias dentro do prazo serão substituídos pelos que responderem às intimações subsequentes. Então, confira os o que você precisa para fazer matrícula pelo ProUni.
Os alunos aprovados no Prouni 2023 devem concluir o processo de verificação de informações até o dia 16 de março. Essa etapa é, portanto, necessária para garantir sua vaga no programa e deve ser feita diretamente com a instituição responsável pelo programa em questão, desde que toda a documentação exigida esteja em ordem.
Documentação necessária para fazer matrícula no Prouni em 2023
- Primeiramente, bilhete de identidade ou passaporte com fotografia (do estudante e de todos do grupo familiar);
- Carteira de identidade expedida por órgão federal responsável pela segurança pública;
- Carteira de Habilitação, se tiver;
- Carteira de identidade emitida pelo governo ou licença profissional emitida por um órgão independente cuja credibilidade tenha sido verificada e considerada digna de reconhecimento público;
- A carteira de identidade militar, se for o caso;
- Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), se necessário;
- Um passaporte brasileiro, se tiver;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Um documento comprovativo de residência;
- Contas de água/gás/luz/telefone (fixo/celular);
- Um contrato de locação válido, com a assinatura reconhecível do proprietário em um formulário de contrato de locação e prova do nome do proprietário listado nas contas de serviços públicos (água, gás, eletricidade ou telefone) do imóvel alugado;
- Uma declaração do proprietário do imóvel confirmando a ocupação, assinada em caligrafia reconhecível e acompanhada de comprovante de serviços públicos de água, gás, eletricidade e/ou telefone em nome do proprietário;
- Apresentação da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), se houver.
- Comprovante ou notificação do INSS ou na Receita Federal;
- Aluguel, taxas de condomínio, prêmios de seguro de saúde e mensalidades escolares pagos mensalmente;
- Uso de cartão de crédito;
- Retirada de conta bancária ou exibição de fundos de outras contas, fluxos ou fundos de emergência;
- Exibição de extrato bancário ou amostra de aplicação financeira em português;
- Saque da Conta de Garantia do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Prova do currículo do ensino médio
Servirá, então, como prova de conclusão do Ensino Médio:
- Comprovação de períodos de estudo cursados em escola pública que se relacionem com o currículo do ensino médio, se aplicável;
- Documentação de que você recebeu uma bolsa integral da instituição emissora para os termos acadêmicos aplicáveis do seu programa de faculdade de medicina.
No entanto, as versões originais dos documentos listados acima, bem como traduções juramentadas para o português, devem ser apresentadas por qualquer candidato que tenha concluído o ensino médio fora do Brasil.
- Documento oficial que comprove a conclusão do ensino médio do candidato, como o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou o Exame Nacional de Certificação de Conclusão do Ensino Médio (Enem).
Certificado de Comprovação de Lucros
No entanto, a lista de documentos exigidos difere dependendo da função de trabalho do funcionário. Lembre-se, então, que a documentação comprobatória de todos os membros da unidade familiar deve ser apresentada. Mas pode-se exigir também prova de elegibilidade ao vale-refeição, registros médicos e certidões de divórcio, separação ou óbito dos pais.