Começaram na última terça-feira, 18, os pagamentos das parcelas de julho do Bolsa Família. Do mesmo modo, começaram os adiantamentos concedidos pelo Governo Federal a alguns grupos: em regiões afetadas por problemas climáticos ou desastres naturais, medidas especiais foram tomadas para unificar o pagamento para o primeiro dia corrido de julho.
No entanto, os usuários encontraram problemas ao consultar aplicativos auxiliares de pagamento, como Caixa Tem, Bolsa Família e Portal Cidadão. Muitos acabam recebendo mensagens relatando problemas técnicos, inclusive erros de login, e acham que foram impedidos de acessar o Bolsa Família.
Portanto, é importante entender como esses aplicativos funcionam e saber interpretar as informações exibidas neles. O objetivo do aplicativo é facilitar e otimizar a vida do cidadão receptor e não causar preocupação.
Diante disso, para ajudar você a tirar suas dúvidas sobre os aplicativos Caixa Tem, bem como Bolsa Família e Portal Cidadão, preparamos este conteúdo completo. Confira!
Bolsa Família: calendário do mês de julho
O calendário de pagamento começou no dia 18 de julho para quem tem NIS terminando em 1, os demais recebem nos dias seguintes do mês.
Acompanhe o calendário completo do Bolsa Família deste mês de julho:
- 18 de julho – pagamento para inscritos com NIS final 1;
- 19 de julho – pagamento para inscritos com NIS final 2;
- 20 de julho – pagamento para inscritos com NIS final 3;
- 21 de julho – pagamento para inscritos com NIS final 4;
- 24 de julho – pagamento para inscritos com NIS final 5;
- 25 de julho – pagamento para inscritos com NIS final 6;
- 26 de julho – pagamento para inscritos com NIS final 7;
- 27 de julho – pagamento para inscritos com NIS final 8;
- 28 de julho – pagamento para inscritos com NIS final 9;
- 31 de julho – pagamento para inscritos com NIS final 0;
Bolsa Família: Como autorizar o aplicativo?
Algumas pessoas ficam frustradas ao baixar um aplicativo importante e se deparam com as informações de que precisam para ir pessoalmente ao banco para ativar seu dispositivo ou telefone celular.
Vale destacar que o processo de verificação ou ativação de um novo dispositivo em um aplicativo bancário ou de benefícios é um método de segurança adotado para proteger as informações e transações do usuário.
Confira algumas razões para tal necessidade.
Verificação de Identidade:
A presença física permite que o banco confirme sua identidade e garanta que a pessoa que está tentando adicionar um novo dispositivo à conta seja de fato o proprietário da conta. Isso é feito comparando a pessoa física com a foto da carteira de identidade cadastrada no banco.
Proteção contra fraude:
O requisito de presença física é um impedimento para possíveis fraudadores. Se um fraudador obtiver acesso ao nome de usuário e senha de um cliente, ele ainda terá dificuldade em adicionar um novo dispositivo à conta sem que o proprietário da conta esteja fisicamente presente.
Controle do dispositivo:
A ativação de dispositivo ou celular ajuda o banco a rastrear os dispositivos que têm acesso à conta. Isso é útil em situações em que o dispositivo é perdido ou roubado.
Configuração correta:
Por fim, ao visitar um banco para ativar um dispositivo, a equipe do banco pode ajudar a garantir que o aplicativo esteja configurado corretamente e que o usuário entenda como usá-lo com segurança.
Com o avanço da tecnologia, muitos bancos não exigem mais presença física para ativar os dispositivos. Em vez disso, eles adotam sistemas de verificação de identidade online. Em qualquer caso, você deve garantir a segurança de sua identidade ao acessar o benefício.
Não consigo acessar o aplicativo, e agora? Estou bloqueado?
Quando chega o dia do recebimento do Bolsa Família, o cidadão acessa o aplicativo na esperança de consultar e utilizar seus benefícios. Mas isso nem sempre acontece e pode ser frustrante.
Devido ao grande número de usuários consultando ao mesmo tempo, os aplicativos apresentam muitas falhas e erros ao acessar a conta.
Os problemas vão desde longas esperas na fila virtual, erros na busca de contas, atualizações e indisponibilidade dos dados da consulta.
Tudo isso não significa necessariamente que o beneficiário não receberá sua parcela do Bolsa Família, mas sim uma instabilidade no próprio sistema.
Como regularizar?
Para quem foi bloqueado por falta de atualização cadastral e já corrigiu a situação, o reembolso deve ser feito até o final deste mês.
Sobretudo, em caso de dúvidas ou problemas, recomendamos agendar uma visita ao CRAS para verificar as possíveis causas de cálculos errôneos da renda familiar.