O golpe do FGTS do WhatsApp é uma dor de cabeça para muitos trabalhadores. Isso porque, com o avanço da tecnologia, infelizmente, esse tipo de crime está cada vez mais comum.
Desse modo, para que você saiba tudo o que precisa sobre esse assunto e possa se prevenir do golpe, reunimos algumas das principais informações para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Atenção, trabalhador! Evite este golpe do FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício muito importante para os trabalhadores brasileiros. Ele serve como uma espécie de reserva financeira, proporcionando maior segurança em casos de:
- Demissão sem justa causa;
- Aposentadoria;
- Doenças graves, entre outros.
No entanto, é preciso ficar atento, pois criminosos estão se aproveitando desse benefício para aplicar um golpe conhecido como golpe do WhatsApp.
Sendo assim, neste golpe os criminosos se passam por representantes da Caixa Econômica Federal, informando sobre um suposto saque emergencial do FGTS. Essa mensagem atrativa acaba enganando muitas pessoas, levando-as a clicar em links suspeitos e fornecer informações pessoais, como número do CPF e senha.
Dessa forma, com esses dados em mãos, os golpistas têm acesso à conta bancária da vítima, e podem realizar saques e transferências indevidas.
Como identificar o golpe?
Primeiramente, para evitar cair no golpe do WhatsApp é necessário estar sempre atento às mensagens recebidas. Para isso, é preciso ter em mente que a Caixa não envia mensagens ou links pelo aplicativo. Além disso, é comum que essas mensagens contenham erros de ortografia e gramática, o que já é um indício de fraude.
Sendo assim, não clique em links suspeitos e jamais forneça informações pessoais por meio desse aplicativo.
Confira outras medidas preventivas
Ademais, para não ser vítima do golpe do FGTS, é fundamental seguir algumas medidas preventivas. Em primeiro lugar, mantenha-se sempre informado através dos canais oficiais da Caixa. Verifique diretamente no site do banco ou ligue para o atendimento ao cliente para obter informações sobre possíveis saques ou novidades relacionadas ao FGTS.
Além do mais, desconfie sempre de mensagens que prometem benefícios ou dinheiro fácil, pois essa é uma tática comum de golpistas.
Veja o que fazer se você caiu no golpe
Contudo, caso você caia no golpe, é necessário agir rapidamente para evitar maiores prejuízos.
Assim sendo, a primeira medida é entrar em contato com a Caixa para informar sobre a situação.
Além disso, também é importante registrar um boletim de ocorrência na delegacia, a fim de documentar o crime e facilitar a investigação das autoridades competentes.
Para mais, trocar todas as senhas de acesso a contas bancárias, e-mails e outros serviços online também é importante para evitar furtos.
Denúncia é fundamental
Por fim, denunciar é uma ação importante no combate aos golpes, incluindo o golpe do FGTS.
Dessa forma, registrar boletins de ocorrência sempre que necessário e denunciar às autoridades competentes são maneiras de prevenir novos crimes desse tipo.
Agora que você já sabe tudo sobre o golpe do Fundo de Garantia, fique atento e siga as instruções para não cair nele!