O golpe do FGTS aniversário é um tema que está gerando muitas polêmicas e preocupações dentre os trabalhadores. Isso porque, os criminosos acharam meios de se apossar dos valores do fundo dos empregados CLT que possuem direito a esse benefício.
Sendo assim, reunimos algumas das principais informações para que você saiba como funcionam esses golpes e assim, possa se proteger.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Como aderir ao FGTS aniversário?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista que todo empregador deve depositar mensalmente na conta do trabalhador. Desse modo, o funcionário tem acesso ao montante acumulado nesse fundo em algumas situações específicas, como rescisão de contrato de trabalho, aposentadoria, entre outros.
Ademais, o FGTS aniversário é uma modalidade que permite ao trabalhador sacar parte do saldo da conta do fundo no mês do seu aniversário.
Dessa maneira, para aderir a essa modalidade, é necessário comunicar sua decisão à Caixa Econômica Federal, por meio do aplicativo do Fundo de Garantia, que está disponível tanto para dispositivos Android, como também para iOs.
Como os golpes funcionam?
Conforme mencionado acima, infelizmente surgiram fraudes relacionadas ao FGTS aniversário, onde criminosos se passam por representantes da Caixa Econômica Federal para aplicar golpes nos trabalhadores.
Assim, esses golpistas solicitam informações pessoais e bancárias, prometendo facilitar o acesso ao saque do fundo.
Desse modo, é importante ficar atento e seguir algumas dicas para evitar cair nesses golpes.
Confira algumas dicas para se proteger do golpe do FGTS aniversário
Para não cair no golpe do FGTS aniversário é importante seguir algumas orientações:
- Primeiramente, nunca forneça informações pessoais e bancárias por telefone ou e-mail. Isso porque a Caixa Econômica Federal não solicita esse tipo de informação dessa maneira.
- Além disso, sempre verifique a veracidade das informações antes de fornecer qualquer dado pessoal. Procure o telefone oficial da Caixa, acesse o site do banco ou entre em contato pessoalmente com uma agência.
- Finalmente, desconfie de mensagens ou e-mails que prometem agilizar o saque do FGTS aniversário. Lembre-se de que o processo de adesão é simples e não requer intermediários ou pagamentos de taxas.
Como consultar o saldo do FGTS aniversário?
Para realizar a consulta do saldo do FGTS aniversário, é possível utilizar o aplicativo FGTS. Para isso, basta seguir o seguinte passo a passo:
- Faça o download;
- Realize o cadastro;
- Informar o número do CPF e;
- Crie uma senha de acesso.
Além disso, também é possível consultar o saldo do FGTS aniversário pelo site oficial da Caixa Econômica Federal, informando o número do CPF, NIS (PIS/PASEP) ou e-mail cadastrado, além, é claro, da senha previamente cadastrada.
Por fim, vale lembrar que é a Caixa Econômica Federal o órgão responsável pela gestão do FGTS. Por isso, os trabalhadores podem obter qualquer informação sobre saques, adesão ou dúvidas diretamente com a instituição.
Lembre-se: a conscientização e a informação são os melhores aliados para evitar problemas e garantir a segurança financeira do trabalhador.
Agora que você já sabe tudo sobre o golpe do FGTS, fique atento e siga as instruções para se prevenir!