Compras na Shein (e em outros apps internacionais) podem ter regras novas em breve! Isso está criando bastante discussão nas redes sociais, o que não é surpresa, já que muitos brasileiros fazem compras online.
Só que tem um problema: como pagar impostos em compras do exterior ainda gera muitas dúvidas. Por enquanto, não se paga impostos em compras até 50 dólares. Mas isso está sendo questionado por algumas empresas.
Então, a seguir, saiba tudo sobre a taxação na Shein.
Shein irá abrir novas fábricas no Brasil
A Shein, que começou na China, hoje é uma das maiores lojas online do mundo e está presente em quase todos os países, em todos os continentes.
No Brasil, a Shein popularizou o estilo “fast-fashion” com roupas acessíveis e estilosas.
Assim, em 2023, o Brasil se tornou um dos maiores mercados da Shein. A empresa vai trabalhar com o Governo Federal e cooperativas locais do setor têxtil para construir fábricas aqui.
Marcelo Claure, presidente da Shein para a América Latina, diz que o Brasil é um mercado inovador para eles. Antes, todos os produtos da Shein eram fabricados fora da China, mas agora o Brasil é o primeiro mercado fora da China onde eles fabricam.
Neste ano, a Shein prometeu que até 2026, 85% das roupas que produzirá serão feitas no Brasil. Recentemente, começaram a colaborar com a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas) e a Santanense para criar uma rede de fabricantes têxteis no Brasil.
Portanto, a empresa espera que essa iniciativa crie mais de 100 mil empregos em várias partes do país.
Veja também: O que esperar das LOJAS DA SHEIN no BRASIL: Um mar de economia à vista?
Entenda como funciona a taxação na Shein
Bem, antes de entrarmos na proposta que pode mudar como a Shein é taxada, vamos entender como os impostos funcionam nas compras internacionais.
Basicamente, se você compra algo de fora do país em lojas online, não precisa pagar impostos se o valor for até 50 dólares (aproximadamente 243 reais). Isso vale quando pessoas comuns estão comprando para uso pessoal.
Mas, se empresas estão envolvidas na compra, os impostos podem chegar a até 60% do valor total. Por exemplo, em uma compra de 300 reais, a taxa pode ser de até 180 reais.
Essa mesma regra vale para compras acima de 50 dólares. Além disso, todas as operações têm uma taxa chamada Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é 17%, conforme as novas regras do Governo Federal deste ano.
Empresa aceitará as regras de taxação
Como mencionamos antes, o Brasil é um dos maiores mercados da Shein atualmente. Recentemente, o presidente da empresa para a América Latina disse em uma entrevista ao site Poder360 que a Shein vai seguir todas as regras do Governo sobre impostos em seus produtos.
A empresa não quer perder muito dinheiro em lucro simplesmente por não se ajustar ao jeito como o Brasil cobra impostos. O presidente, Marcelo Claure, disse: “Vamos definitivamente seguir as regras do Governo”.
Durante a conversa com a imprensa, o executivo também falou que se houver um “imposto especial” sobre produtos importados, ele não vai afetar só a Shein, mas todas as outras lojas online que estão no Brasil.
Ele disse: “O imposto não é só para a Shein, mas para todas as outras plataformas de e-commerce (…) vai depender do quanto de imposto o governo decidir cobrar”.
Veja também: IMPOSTOS para compras na Shein; Aprenda a calcular
Grande mudança em breve?
Você já sabe que a taxa cobrada na Shein pode mudar em breve. Tudo vai depender se um Projeto de Lei for aprovado. Esse projeto quer aumentar em 100% o valor das compras internacionais que não precisam pagar impostos.
A regra atual é que você não paga impostos em compras de até 50 dólares. Mas essa proposta quer aumentar esse limite para compras de até 100 dólares (cerca de 498 reais).
Veja também: Preciso pagar compra taxada da Shein, Shopee e Aliexpress?