A conta de luz é uma das contas mais indesejadas do mês para a maioria dos brasileiros, pois pode causar surpresas devido a valores inesperadamente altos. Portanto, existe a opção de quitar essa dívida em parcelas. Mas como fazer isso?
Todos os meses, todas as famílias brasileiras têm que pagar a conta de luz. Nesse sentido, o valor é proporcional ao consumo de energia que a casa consumiu em determinado mês. Com isso, em meio a vários aumentos no preço da energia no país, muitos brasileiros estão lutando e acabando com contas atrasadas, gerando juros e multas por atraso nos próximos meses.
Como parcelar a conta de luz?
Antes de mais nada, cada estado tem uma empresa de fornecimento de energia elétrica. Portanto, é necessário acessar sites específicos da sua região. Por exemplo, Enel em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás e Coelba na Bahia.
Veja o passo a passo:
- Primeiramente, ao acessar o site da empresa fornecedora de energia elétrica, procure a oferta “serviço”;
- Em seguida, vá para Consulta de Dívidas ou Liquidação de Dívidas. Depois disso, é necessário informar seu CPF ou número do contrato elétrico para visualizar as faturas vencidas;
- Nesta etapa, procure a opção de quitar a fatura vencida. Em alguns casos, só é possível parcelar de duas contas vencidas;
- As contas de eletricidade também podem ser pagas com cartão de crédito.
Vale ressaltar que as empresas de energia podem rejeitar o CPF de uma pessoa no SPC e Serasa por falta de pagamento. Além, é claro, da possibilidade de iluminação caso seja necessário aparar.
Esqueceu de pagar? Um débito automático pode ser a solução
A princípio, nos casos em que a conta de luz está atrasada só porque você esqueceu de pagar a conta, é possível ativar o débito automático. Isso é feito em uma conta bancária e é pago de forma fácil, rápida e segura. Para isso, também é necessário consultar o site do fornecedor de energia da sua região.
Confira ainda: VITÓRIA para todos que possuem uma moeda de 50 centavos
Conta de luz sem acréscimo em abril
É importante deixar claro que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou ontem, sexta-feira (31), que a energia elétrica continuará sob a bandeira verde ainda no mês de abril. Isso significa que nenhuma taxa adicional será cobrada de você.
Além disso, a Aneel criou um sistema de bandeiras tarifárias para mostrar qual seria o custo de geração de energia. Uma vez que a produção aumenta os custos, a agência levanta bandeiras vermelhas ou amarelas em 1 ou 2, representando custos adicionais para os consumidores.
Na Bandeira Verde, os custos tarifários não são repassados aos consumidores, tendo como base apenas o consumo mensal. A bandeira está em vigor a partir de 16 de abril de 2022.
Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicam que a maioria dos reservatórios brasileiros mantém níveis elevados de reservas. Isso varia entre 82,96% e 97,66% dependendo da região. No entanto, quando esse nível é baixo, menos energia é produzida, e o operador deve acionar usinas termelétricas para fornecer eletricidade.
Tarifa Social para famílias de baixa renda
A Tarifa Social é um benefício, criado pelo Governo Federal, para beneficiar as unidades residenciais de todas as famílias baixa renda. Dessa forma, elas podem ter a redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%. Mas também podem chegar até 100% para Indígenas e Quilombolas.
Vale ressaltar que o benefício é regulamentado pela Lei nº 12.212, de 20 de janeiro de 2010, bem como pelo Decreto nº 7.583, de 13 de outubro de 2011 e por fim, pela Lei nº 14.203, de 10 de setembro de 2021.
Veja agora: SURPRESA TOTAL, Calendário do 13º salário do INSS será dividido em DUAS parcelas