Os segurados que têm atendimento nos postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agendado para esta terça-feira (15), mas não foram atendidos porque a unidade esteve ou está sem energia, devido ao apagão que ocorreu em 26 estados e no Distrito Federal, não precisam reagendar o atendimento.
No entanto, veja só, a Data de Entrada do Requerimento (DER) será mantida. Assim, o cidadão não terá prejuízo.
A saber, a própria agência remarcará o atendimento, conforme Portaria 982 da Dirben/INSS.
Caminhão Tudo em Dia CAIXA oferece condições especiais para regularização de dívidas
Nova data de atendimento no INSS
Diante desse cenário, pela Central de Atendimento 135, ou pelo site ou aplicativo ‘Meu INSS’, o segurado pode conferir a nova data a partir do dia seguinte ao restabelecimento do atendimento.
Balanço
De 1.550 Agências da Previdência Social (APS) em todo país, até 11h30, 336 unidades estavam sem atendimento. Vale destacar que o restabelecimento está voltando progressivamente.
Ainda mais, as centrais 135 de Salvador e Caruaru estão funcionando normalmente. Somente em Recife a central que ainda está oscilando por conta do uso de gerador.
Confira também: IR 2023: Quando posso consultar se vou receber no 4º lote?
Apagão
Como veiculado aqui no Brasil 123, o Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15). Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
Por fim, cabe ressaltar que a equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
Em conclusão, na última nota divulgada, a informação é de que as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e em outras localidades do Nordeste.
Até às 12h30, estão recompostos 41% da carga da região Norte e 85% da região Nordeste.
Com informações do Instituto Nacional do Seguro Social e da Assessoria Especial de Comunicação Social do MME
Veja ainda: CAIXA divulga COMUNICADO IMPORTANTE para todos que têm conta poupança