O saque do FGTS já está disponível para aqueles que fazem aniversário no mês de agosto. Esse pagamento poderá ter seu acesso por aqueles que solicitaram a modalidade e fazem aniversário em agosto. O valor pode ser de mais de três mil reais, variando conforme o saldo disponível na conta do trabalhador.
A saber, aqueles que fazem aniversário neste mês terão até noventa dias para solicitar este pagamento, contando a partir do primeiro dia útil de agosto.
Quer saber mais sobre este pagamento? Então, continue conosco na leitura deste texto pois ele está cheio de informações sobre este assunto.
Saque do FGTS disponível no mês de agosto
A partir do mês de agosto, os trabalhadores que nasceram nesse mês poderão realizar a solicitação do saque do FGTS. Isso somente para aqueles que optaram pela modalidade saque-aniversário. Com esta forma de saque do Fundo de Garantia, os cidadãos brasileiros podem receber parte do valor a cada ano no mês de seu aniversário.
Sendo assim, aqueles que nasceram em agosto e já optaram pelo saque-aniversário precisam apenas aguardar a transferência para a sua conta ou então registrar no aplicativo a conta em que deve-se fazer a transferência do dinheiro.
A quantia que o trabalhador irá receber varia de acordo com o saldo que ele possui na conta. A uma porcentagem do valor da conta e uma parcela adicional. Tanto a porcentagem quanto a parcela variam de acordo com o saldo. Por exemplo, uma pessoa que possui mais de R$ 20.000,01 na conta, receberá uma alíquota de 5% e uma parcela adicional de R$ 2.900,00. Dessa forma , o valor total pode passar de 3 mil reais.
Quais as modalidades do saque do FGTS?
No ano de 2019 houve a criação da modalidade do saque-aniversário. Entretanto, esta forma de saque do FGTS é opcional e os trabalhadores podem ou não aderir a ela.
Com a opção saque-aniversário as pessoas podem receber parte do valor anualmente no mês de seu aniversário. Elas possuem um prazo de 90 dias após o primeiro dia útil do mês de aniversário, para realizar o saque.
Com esta modalidade, o indivíduo não poderá ter acesso ao valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa, apenas o valor da multa rescisória.
Já no saque-rescisão, que é a modalidade padrão, as pessoas podem sacar o valor total do FGTS em casos de demissão sem justa causa, juntamente com a multa rescisória.
Como mudar a modalidade do saque?
Para mudar do saque-rescisão para o saque-aniversário é preciso, em primeiro lugar, acessar o aplicativo do FGTS. Em seguida, é necessário escolher no aplicativo a opção saque-aniversário e selecionar a conta para o depósito do valor.
Por fim, ainda é possível realizar uma simulação do valor que irá receber. Contudo, é importante ressaltar que, ao mudar a modalidade do saque do FGTS, só será possível voltar ao saque-rescisão após o primeiro dia útil do vigésimo quinto mês após a solicitação de retorno.
Você já conhecia as diferentes modalidades do saque do FGTS? Compartilhe conosco deixando um comentário abaixo!