É para ficar atento! A saber, os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), podem conferir, desde a última sexta-feira (16), o resultado no site das instituições públicas de educação superior participantes do programa.
Continue a leitura para ter mais detalhes.
Lista de espera do Sisu
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições participantes do Sisu “para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular”.
Inclusive, é essencial destacar que cabe aos candidatos acompanhar as convocações feitas pelas instituições de ensino, uma vez que o prazo de encerramento e os procedimentos para preenchimento das vagas variam de acordo com as regras previstas nos editais específicos de cada instituição participante.
Sisu
Neste ano, o Sisu recebeu 1.271.301 de inscrições, o que corresponde a 57,6% do número de candidatos aptos para essa edição do programa (2.209.175).
Aliás, essa foi a maior taxa de participação dos últimos sete anos.
Ainda mais, nesta edição, o processo seletivo disponibilizou 264.181 vagas para o primeiro e o segundo semestres de 2024, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior, que aderiram ao programa.
Do total de vagas, 53,6% são destinadas a ações afirmativas, previstas na Lei de Cotas, que trata do acesso à educação superior de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas, de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Desde 2010, o sistema informatizado gerenciado pelo MEC reúne as vagas de graduação ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos).
Como foi o processo de divulgação do resultado
O Ministério da Educação admitiu que os resultados do Sisu foram divulgados “de maneira indevida” na manhã do dia 30 de janeiro.
Na ocasião, durante uma janela de aproximadamente 25 minutos, as listas de aprovados que apareceram no site não estavam corretas, afirmou a pasta.
Com isso, apesar de parecer pouco tempo, foi o suficiente para acabar com os sonhos de muitos candidatos.
Em suma, o que aconteceu foi que a página do Sisu saiu do ar logo depois de divulgada e foi republicada em 31 de janeiro, com as classificações definitivas e diferentes daquelas já exibidas na véspera.
Desse modo, candidatos que chegaram a comemorar a aprovação na universidade descobriram que “perderam” a vaga.
Com informações da Agência Brasil