Os pagamentos do PIS/PASEP 2023 terão mudança, isso porque, neste ano os trabalhadores receberão o benefício de acordo com a data de nascimento.
Assim sendo, é importante que os cidadãos estejam atentos às novas datas para não perderem o prazo do saque.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar. Assim, você poderá ficar por dentro de tudo sobre o calendário de pagamentos do PIS/PASEP 2023.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Pagamentos do PIS/PASEP 2023 terão mudança
Conforme já dito anteriormente, neste ano os pagamentos do PIS/PASEP terão mudança. Com isso, os beneficiários terão sua data de nascimento como critério para formar a fila de saque.
Desde 2020, o PIS/PASEP está sendo pago com um ano de atraso, sendo assim, em 2023, os trabalhadores estão recebendo o benefício referente ao ano-base de 2021. Essa nova modalidade visa trazer mais organização e agilidade no processo de pagamento, evitando possíveis atrasos e transtornos aos beneficiários.
Caixa realizará o pagamento de R$ 3,7 bilhões do Abono Salarial 2023
A Caixa Econômica Federal, que é responsável pelo pagamento do PIS/PASEP, anunciou que o valor total do benefício disponibilizado para o mês de junho é de R$3,7 bilhões. Entretanto, esse valor abrange somente os trabalhadores nascidos em setembro e outubro.
De acordo com a entidade, essa medida visa beneficiar um grande número de pessoas, promovendo maior inclusão e distribuição de renda.
Pagamento automático para correntistas da Caixa
Os trabalhadores nascidos em setembro e outubro que possuírem conta corrente ou poupança na Caixa terão o crédito do PIS/PASEP realizado automaticamente em suas contas bancárias.
Assim, essa facilidade proporciona comodidade e rapidez na disponibilização do dinheiro. Além é claro, de evitar a necessidade de deslocamentos ou filas em agências bancárias.
Veja os valores do PIS/PASEP depositados na Poupança Social Digital
Para os demais beneficiários que não possuem conta na Caixa, os valores referentes ao PIS/PASEP serão depositados na Poupança Social Digital.
Segundo a Caixa, essa é uma forma prática e segura de armazenar o dinheiro, e, além disso, ainda permite que o trabalhador tenha acesso aos recursos de forma ágil e eficiente.
Portanto, através dessa modalidade, as pessoas poderão efetuar transações financeiras e realizar pagamentos pelo aplicativo Caixa Tem.
Confira as facilidades do aplicativo Caixa Tem
Desde 2020, quando implementou-se a conta digital da Caixa, os brasileiros aprovaram. Isso porque, a conta é segura, muito fácil e prática de ser usada.
Além disso, a movimentação da Poupança Social Digital e o acesso aos recursos do PIS/PASEP serão realizados por meio do Aplicativo Caixa Tem.
Ademais, esse aplicativo oferece diversas funcionalidades, tais como:
- Pagamento de contas;
- Transferências;
- Compras com cartão de débito virtual e;
- A possibilidade de pagamento na maquininha.
Assim, com essa ferramenta, as pessoas poderão gerenciar suas finanças de forma prática e segura.
Agora que você já sabe tudo sobre o fato de que os pagamentos do PIS/PASEP 2023 terão mudanças, é só ficar atento às datas para não perder o benefício.