Infelizmente, os golpes estão cada vez mais presentes no dia a dia. Vitimando muitas pessoas, os prejuízos são inúmeros, e as formas de enganar as pessoas são diversas: golpe do Pix, golpe do boleto falso, golpe do sequestro… Diante deste cenário, nessa terça-feira (13), a Nubank fez um alerta aos seus usuários sobre o golpe da falsa central de atendimento. Entenda abaixo como ele funciona, e aprenda a como evitar cair nessa artimanha!
Como funciona o golpe da falsa central de atendimento?
Nesses casos, o estelionatário entra em contato através de telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens. Dessa forma, ele finge ser um atendente do seu banco. Isso é feito, muitas vezes, utilizando técnicas de spoofing, onde eles podem fazer com que o número pareça ser o oficial do banco.
Em seguida, o golpista solicitará informações ou ações que nenhum banco legítimo jamais pediria: dados pessoais, senhas, códigos enviados por e-mail e até mesmo transações. É aí que o golpe acontece! Com posse dessas informações, os golpistas podem criar um grande prejuízo às vítimas.
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O que é spoofing?
Spoofing nada mais é do que uma técnica utilizada para falsificar informações de identificação. Assim, é esse o caso de falsificação de endereços IP, números de telefone ou endereços de e-mail. Tudo isso é feito com o objetivo de enganar ou ludibriar uma pessoa ou sistema. Dessa forma, esse é um disfarce digital em que o atacante faz com que os dados pareçam originar de uma fonte confiável ou legítima, quando na realidade são falsos.
No caso específico de spoofing de telefone, por exemplo, um golpista pode manipular os dados transmitidos para que o número de telefone exibido no identificador de chamadas pareça ser de uma empresa ou instituição conhecida, como um banco, enganando a vítima para que ela atenda a chamada e forneça informações confidenciais.
O spoofing pode ser utilizado em diferentes contextos. Podem ser utilizados em ataques cibernéticos, phishing, spam, roubo de identidade e fraudes em geral. Dessa forma, é muito importante estar ciente dessas técnicas para evitar cair em armadilhas e proteger suas informações pessoais e financeiras.
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Como evitar o golpe da falsa central de atendimento?
De uma maneira geral, existem algumas atitudes que vão prevenir você de cair nesse e em diversos outros golpes. Em primeiro lugar, nunca informe senhas, dados pessoais ou códigos. Além disso, jamais realize transferências para confirmar qualquer transação. Em adição, sempre desconfie de pedidos ou instruções feitos com urgência e nunca clique em links ou baixe apps fora das lojas oficiais.
Se você perceber que está em contato com um golpista, ou se desconfiar da situação, sempre encerre a ligação. Espere 10 minutos e, então, entre em contato com o seu banco pelo número oficial. A Nubank também disponibiliza um contato se você acha que foi vítima deste tipo de golpe, feito através do chat no aplicativo ou pelo telefone 0800 608 6236. No canal de denúncias do banco, também é possível reportar tentativas deste golpe, ajudando a identificar os golpistas e garantir que menos pessoas se tornem vítimas.
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Outras dicas para se proteger de golpes online
Além das dicas citadas acima, para se proteger de golpes online no geral, existem algumas medidas que você pode adotar. Por exemplo, é interessante sempre se manter informado. Dessa forma, sempre esteja ciente dos diferentes tipos de golpes online em circulação, como phishing, ataques de engenharia social, esquemas de pirâmide, entre outros. Mantenha-se atualizado sobre as táticas utilizadas pelos golpistas.
Além disso, sempre desconfie de solicitações de informações pessoais. Sendo assim, jamais compartilhe informações pessoais sensíveis, como números de cartão de crédito, senhas ou dados de conta bancária, seja por e-mail, telefone ou mensagens não confiáveis. Lembre-se sempre de que instituições legítimas nunca pedem esse tipo de informação dessa maneira.
Outra dica é sempre verificar a autenticidade de e-mails e sites. Dessa forma, sempre fique atento a sinais de alerta em e-mails. É o caso de erros gramaticais ou ortográficos, remetentes suspeitos ou endereços de e-mail estranhos. Assim, verifique se o site em questão possui um certificado de segurança (HTTPS) antes de inserir informações pessoais.
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Autenticação de dois fatores
Para quem deseja realmente se proteger, é possível utilizar a autenticação de dois fatores. Assim, ative a autenticação de dois fatores sempre que possível, pois isso adiciona uma camada extra de segurança ao exigir um segundo fator de verificação além da senha, como um código enviado para o seu celular.
Em adição, sempre evite clicar em links suspeitos ou fazer o download de anexos de fontes desconhecidas ou não confiáveis. Esses links e downloads podem conter malware ou redirecionar para sites fraudulentos. Também utilize senhas fortes e únicas para cada conta. É interessante sempre combinar letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Evite senhas óbvias e não compartilhe suas senhas com ninguém.
Por fim, mantenha seu sistema operacional, navegadores, antivírus e outros programas atualizados. Assim, sempre procure atualizá-los com as versões mais recentes. Essas atualizações geralmente contêm correções de segurança importantes. E o mais importante: Exercite o bom senso! Confie em seus instintos e seja cauteloso ao lidar com pessoas desconhecidas ou ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Se algo parecer suspeito, procure informações adicionais ou entre em contato diretamente com a empresa ou instituição em questão para verificar a autenticidade.
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Tá ficando cada dia pior esses golpes e o Nubank está ficando muito inseguro para compras, pois qqr vagabundo pode descobrir seus dados e fazer compras… Nubank vc precisa melhorar a segurança do app.