A partir de 2019, as regras de aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foram alteradas. No entanto, quem ainda não realizou o sonho da aposentadoria ainda sente os efeitos da reforma da Previdência, aprovada há quatro anos. Por isso estamos aqui hoje para destacar as mudanças mais importantes na aposentadoria do INSS.
As regras de transição do INSS para a reforma, aprovadas no âmbito da reforma da Previdência Social, são objeto de revisão anual. Isso significa que os requisitos de entrada para a solicitação em 2022 são distintos dos de 2023.
A intenção deste sistema de transição era ajudar aqueles que já contribuíam com o INSS, mas ainda não possuíam os requisitos para se aposentar antes da entrada em vigor da reforma.
Quais são as mudanças na aposentadoria por idade no INSS?
Esta será a principal área de mudança em 2023. Isso porque, a partir de 2023, as mulheres que desejarem requerer a aposentadoria do INSS por idade terão obrigação de comprovar um período de experiência de vida maior do que o exigido anteriormente. Aumentos mínimos de idade de seis meses por ano foram determinados pela Lei de Reforma da Previdência.
Como esse limite de idade sempre foi de pelo menos 65 anos para os homens, nada mudou para eles. O aumento aplica-se à população feminina a partir de 2020, quando foi obrigatória a idade mínima de 61 anos e 6 meses. Desde 2023, portanto, tornou-se obrigatório: a idade mínima para mulheres é 62 anos.
Este é o alcance máximo, ou seja, a idade mínima para as mulheres permanecerá em 62 anos a partir de 2024. Tanto homens como mulheres tem a obrigação de apresentar a prova de 15 anos de contribuições, ou 180 pagamentos por mês, para se qualificar.
Veja também: AUXÍLIO MÃE SOLTEIRA: Primeira parcela de de R$ 1.200 será LIBERADA neste sábado (11/03)? Entenda
Critérios para Pontos
Quando um cidadão acumula o número mínimo de pontos necessários neste sistema transitório, ele tem direito à aposentadoria do INSS. Estes pontos são alcançados somando a idade do segurado ao total de anos de contribuição.
O limite para mulheres é de 100 pontos em 2033, enquanto o masculino é de 105 pontos em 2028. Os números estão subindo até esse ponto; em 2022, por exemplo, esperava-se que as mulheres marcassem 89 pontos e os homens 99. O número aumentará em um ponto percentual em 2023.
Além disso, os homens devem ter pelo menos 35 anos de experiência e as mulheres devem ter pelo menos 30 anos de experiência para serem elegíveis para consideração.
Qual é a idade mínima e há quanto tempo você contribui?
Além das normas acima, a idade mínima para solicitar a aposentadoria do INSS aumentará para 67 anos em 2023, por meio de uma nova regra que considera o total de anos de contribuição do aposentado. As idades mínimas aumentam em um ano por ano, com um limite de 65 anos para homens e 62 para mulheres.
No ano de 2023, para se aposentar por este método, você precisará ter alcançado: As mulheres deverão ter no mínimo 58 anos, acrescido do tempo de contribuição mínima, enquanto os homens necessitarão possuir no mínimo 63 anos acrescido do tempo de contribuição mínima.
Leia ainda: Como ocorrerá a atualização do cadastro Bolsa Família?