Novos prazos para quitação de empréstimo podem trazer facilidades para o pagamento de pendências para o microempreendedor individual (MEI). Os trabalhadores da categoria MEI podem ser privilegiados com boas condições na hora de contrair empréstimos para desenvolver seus empreendimentos.
Nesse sentido, a última novidade é que os microempreendedores individuais terão a possibilidade de contar com prazos de parcelamento mais confortáveis.
A extensão nos prazos de pagamento de empréstimo traz muitas vantagens para o empreendedor, que consegue organizar melhor suas finanças e fazer investimentos mais significativos. Desse modo, uma das principais vantagens é a possibilidade de contratar valores mais altos com parcelas que se enquadram na receita do seu negócio.
Assim, tem a chance de garantir um crescimento sustentável da empresa.
Quer ficar por dentro de tudo que está sendo proposto para facilitar o pagamento de pendências do MEI? Continue a leitura do texto até o final!
Programa de apoio às micro e pequenas empresas ajuda MEI no pagamento de pendências
Com uma “forcinha” do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), os trabalhadores do MEI (Microempreendedor Individual) passarão a contar com uma ampliação no prazo de parcelamento de seus empréstimos.
Assim, as contratações que o programa firmar, poderão contar com um prazo de até 72 meses (seis anos) para a quitação completa.
Essa facilidade serve como incentivo para a requisição de empréstimos por meio do programa. Muitos trabalhadores dessa modalidade de empresa dependem dessas linhas de crédito especiais para conseguirem promover a expansão de seus negócios.
O prazo para a quitação total do débito, até então, era de 48 meses (quatro anos). Com essa medida, o governo federal proporcionou uma extensão de dois anos (24 meses) no prazo de pagamento. Dando uma folga considerável para que o microempreendedor obtenha receita para saldar a dívida.
Gestão do programa que facilita o pagamento de pendências do MEI
A gestão do Pronampe é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, que sendo um banco estatal tem ligação com o governo federal. Dessa forma, essa também é uma iniciativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, buscando a ampliação do poder aquisitivo dos cidadãos brasileiros. Afinal esse tem sido o principal objetivo de seus projetos, e igualmente ocorre com esse que abrange todo o território nacional.
Embora a implantação do programa seja recente e seu objetivo primário era oferecer ajuda aos empresários que sofreram prejuízos durante o período de crise da pandemia no Brasil, ele teve continuidade.
Assim, a medida busca socorrer os milhões de trabalhadores que perderam seus trabalhos, tanto na iniciativa formal quanto na informalidade.
Oportunidade de ampliação do negócio através do Pronampe
Por fim, vale ressaltar a importância de se formalizar como um MEI. Além de conseguir o pagamento de pendências, o recurso pode ser utilizado como investimento. Desse modo, se o negócio estiver em pleno crescimento e o desejo do microempreendedor for realizar a ampliação ou melhoria na prestação de serviço, esta é uma excelente oportunidade.
Além disso, é possível migrar da categoria MEI, que pode ter rendimento anual de até R$ 81 mil para uma Microempresa (ME).
O que você achou dessa novidade que possibilita o pagamento de pendências do MEI? Comente conosco.