A Caixa Econômica Federal conta com linha de crédito especial para MEI. Assim, essa categoria de trabalhadores pode contar com mais essa vantagem ao formalizar-se.
O microempreendedor individual, apresentou um crescimento vertiginoso nos últimos anos, isso chamou a atenção das instituições financeiras que veem na categoria um enorme potencial. E contar com linha de crédito especial na CEF ajuda a impulsionar os negócios. Afinal, ter acesso ao mercado de créditos possibilita desde o pontapé inicial até a ampliação e a melhoria nos empreendimentos.
Ademais, se a modalidade de empréstimo for específica para a categoria MEI, com condições adequadas pode se tornar ainda mais atraente. O empréstimo da caixa busca atender os microempreendedores, oferecendo condições acessíveis tanto nas taxas de juros quanto nos prazos de pagamento.
Quer saber mais sobre essa linha de crédito especial para MEI da Caixa Econômica? Continue a leitura até o final!
Número de MEI que pode se beneficiar com linha de crédito especial da caixa
A aprovação de créditos nos bancos, de maneira especial para investimentos, exige muita persistência, pois oferece uma burocracia enorme. Desse modo, poder contar com o apoio dos bancos que oferecem linha de crédito especial justamente para esse fim pode ser a chance que muitos empreendedores esperam.
De acordo com dados da Receita Federal, o número de MEI no Brasil apresentou um salto enorme em um período de três anos. Saindo, portanto, de 9,7 milhões, no mês de fevereiro de 2020, e chegando a 15,1 milhões no mês de maio de 2023. Ou seja, um crescimento de 55,6%.
Esse avanço provavelmente se deve a percepção de que ao se formalizar no MEI, o empreendedor passa ter acesso a direitos e benefícios que não tem como trabalhador informal.
Vantagens da linha de crédito especial da caixa para categoria MEI
Segundo dados de de um boletim do Sebrae e da FGV (Fundação Getúlio Vargas) um percentual muito pequeno de empresas conseguem acessar créditos sem enfrentar grandes dificuldades. Assim, a porcentagem de empresas que acessam créditos com menos burocracia são:
- Empresas do comércio – 16,2%;
- Empresas das indústrias – 15,7%;
- Empresas do setor de serviços – 11,9%.
Enquanto isso, com a linha de crédito especial da Caixa, o MEI pode conseguir liberação de crédito no valor de até R$ 3 mil. Além disso, o parcelamento pode ser em até 24 meses.
Em que usar e como contratar o valor do empréstimo
Por fim, é importante saber como utilizar os recursos da linha de crédito especial para a categoria MEI. Sendo assim, o microempreendedor pode utilizar essa verba para as diversas necessidades do seu negócio, a depender de cada caso, podendo ser para:
- Pagar débitos ou fornecedores;
- Comprar insumos e equipamentos para produção;
- Manter o funcionamento da empresa.
Um fator que torna o empréstimo da CEF mais acessível é referente a taxa de juros. Enquanto para PF gira a partir de 2,99% mensal, para o MEI ela varia de 1,99% a 3,6% mensal.
Além disso, o banco eliminou a burocracia, sendo possível contratar de maneira virtual, preenchendo um formulário. Cabe ressaltar que existem outras instituições no mercado que também oferecem empréstimos voltados a esse público.
Agora que você já sabe que existe linha de crédito especial para o MEI, se esse é o seu caso, pode tirar os projetos do papel. Volte para mais informações!