Os trabalhadores informais do Brasil têm motivos para comemorar. Afinal, a categoria MEI terá acesso a uma linha de crédito com muitos benefícios.
Assim, esses trabalhadores ficam felizes com a possibilidade de uma renda extra. Isso porque ela oportuniza investimentos em espaços ou ferramentas de trabalho.
Quer saber mais sobre esses benefícios extraordinários concedidos à classe MEI? Vem com a gente até o final nessa leitura cheia de informações.
MEI é um emprego formal?
O MEI vem crescendo cada vez mais no país. Inclusive, durante a pandemia foi possível perceber um aumento ainda maior nessa modalidade de trabalho, vista como opção viável para superar a carência de vagas em empregos formais.
Contudo, o MEI não é considerado como emprego formal e sim como trabalho. Até mesmo para o principal instituto de levantamento e análise de informações do Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) essa modalidade é denominada de trabalhador por conta própria.
Entretanto, essa classe de trabalhadores autônomos recebem através do MEI, o direito de ter um CNPJ.
Benefícios extraordinários oferecidos ao MEI
O Pronampe, uma linha de crédito criada com objetivo de atender as micro e pequenas empresas, também concede linha de crédito para o MEI.
A notícia extraordinária é que os microempreendedores individuais que aderirem a linha de crédito, terão um tempo estendido para começar o pagamento do empréstimo. Além do mais, terão um prazo maior para quitar este empréstimo. Desta maneira, facilitando sua organização financeira e o gerenciamento do seu negócio de forma sustentável.
Em outras palavras, o microempreendedor individual que solicitar o empréstimo via Pronampe, contará com um prazo que pode chegar até 12 meses para iniciar o pagamento das parcelas. Além de tudo, o prazo para quitar o financiamento de forma integral será de seis anos (72 meses), facilitando conciliar receita e despesas da empresa.
Valores de empréstimo possíveis para o MEI
Se você pertence a classe MEI e está cogitando a possibilidade de aderir a essa linha de crédito, é primordial estar ciente que cada CNPJ terá direito de pedir valores que vão até R$150 mil ou um valor que não ultrapasse os 30% da renda total anual da empresa.
Como conseguir empréstimo no Pronampe
Para conseguir empréstimo via Pronampe, como pessoa jurídica, é preciso concordar em compartilhar as informações de sua empresa com a instituição financeira. A saber, o empreendedor pode compartilhar esses dados de faturamento de sua empresa de forma digital acessando o e-CAC. Dessa forma, concluindo o compartilhamento o solicitante estará elegível a realização de empréstimo.
Contudo se a instituição financeira não estiver incluída na listagem de possíveis destinatários, é necessário entrar em contato com a mesma, para maiores informações.
Esse texto foi capaz de sanar todas suas dúvidas sobre o MEI? O que mais você gostaria de saber sobre esse assunto? Deixe seus questionamentos nos comentários abaixo.