Diferentes bancos, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Itaú, o Bradesco e o BNDES, estão ofertando crédito ao MEI (microempreendedores individuais). Esta oferta tem a finalidade de possibilitar que estes empreendedores invistam em seus negócios. Sendo assim, as pessoas devem informar o uso do dinheiro que desejam emprestar.
Ademais, o número de parcelas e os documentos que os cidadãos deverão apresentar para conquistar o crédito, podem variar de acordo com cada instituição financeira.
Outra informação importante a ressaltar é que esta modalidade de crédito proporciona aos pequenos e microempreendedores juros menores e menos critérios para realizar a liberação.
Quer saber mais sobre o microcrédito? Então, continue conosco na leitura deste texto pois ele contará com muitas informações sobre a liberação de créditos para o MEI.
O que é o crédito que os bancos estão liberando para o MEI?
A fim de fazer com que os microempreendedores individuais realizem mais empreendimentos, diferentes bancos estão disponibilizando microcréditos. Os valores que as instituições financeiras irão liberar podem variar entre 100 reais e 20 mil reais.
Ademais, estes créditos contam com taxa de juros inferiores que as tradicionais, bem como, possuem menos exigências para a aprovação.
Para obter o crédito, as pessoas podem ter que apresentar RG, CPF ou então algum comprovante de residência, contudo, a exigência dos documentos pode variar de acordo com cada banco.
Liberação para o MEI pela Caixa Econômica Federal.
Na Caixa Econômica Federal, este crédito que possui sua liberação para o MEI, ou então para pequenos empreendedores, possui o nome de Microcrédito Produtivo Orientado Caixa.
Para ter acesso ao microcrédito, o banco propõe algumas condições. Por exemplo, é necessário ter mais de 18 anos de idade e não se pode ter o nome negativado. É preciso, também, usar o crédito apenas para o próprio negócio. Da mesma forma que deve-se, portanto, ter conta na Caixa.
Crédito para os microempreendedores em outros bancos
Além da Caixa Econômica Federal, é possível acessar o microcrédito em outras instituições financeiras. Como é o caso do BNDES, no qual o crédito recebe o nome de Microcrédito Empreendedor do BNDES. Neste banco, a definição dos juros se dá através de um acordo entre ambas as partes e possui como valor máximo 4%.
Já no banco Itaú, o Itaú Microcrédito exige que a pessoa tenha mais de 18 anos e já exerça a sua atividade há, pelo menos, seis meses. Este banco também traz pontos positivos, como taxa de juros de no máximo 3,79%.
Outra instituição financeira que proporciona estes créditos, é o Banco do Brasil através do Microcrédito Produtivo Orientado (MPO). Neste banco, entram condições como possuir conta no Banco do Brasil. Assim como, é preciso mostrar garantia pessoal de terceiros.
Por fim, o banco Bradesco também oferece créditos a partir do Microcrédito Produtivo Orientado do Bradesco benefícios como o financiamento da TAC (Tarifa de Abertura de Crédito) no valor da operação. Bem como, o banco irá facilitar a aquisição do crédito e o seu pagamento.
O que você achou da liberação de crédito para o MEI? Compartilhe conosco a sua opinião deixando um comentário abaixo!