O INSS usa diversos critérios para cortar benefícios. Disso todo mundo já sabe, não é mesmo? Afinal, todos os dias vemos notícias sobre cancelamentos e suspensões de aposentadorias e pensões previdenciárias.
No entanto, esses critérios podem mudar com o tempo e deixar muitos segurados confusos sobre o porquê de seus pagamentos terem sido bloqueados. Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de informações sobre esse assunto para te passar.
Assim, caso você sofra um bloqueio em seu salário previdenciário, saberá o que pode ser a causa.
Sendo assim, não deixe de ler até o final para não perder nenhuma dica importante.
Critérios do INSS para cortar benefícios
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por administrar os benefícios previdenciários no Brasil. Assim, quando se trata de cortar benefícios, existem diversos critérios que são levados em consideração pela instituição.
Um dos principais critérios é a revisão periódica. Isso porque o INSS realiza a chamada “Medida Provisória de Revisão”. Que visa analisar se os beneficiários continuam preenchendo os requisitos para receber os benefícios. Desse modo, caso seja constatado que a pessoa já não cumpre esses requisitos, o benefício pode ser suspenso ou cancelado.
Outro critério importante é o retorno ao trabalho. Caso um beneficiário esteja recebendo um auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, o INSS pode suspender o benefício caso se comprove que a pessoa se recuperou e está apta a voltar ao mercado de trabalho.
A comprovação de renda também é um fator que se leva em consideração. Dessa forma, benefícios como o auxílio-doença, por exemplo, podem ser cortados caso a renda familiar do beneficiário ultrapasse o limite estabelecido pela legislação.
Ademais, a falta de atualização cadastral também pode acarretar em cortes de benefícios. Por isso, é importante manter os dados atualizados junto ao INSS e informar qualquer alteração, como mudança de endereço ou estado civil.
Além desses critérios, o INSS também pode cortar benefícios em casos de fraude, desrespeito às regras estabelecidas ou por acumulação ilícita de benefícios.
Segurados do INSS podem comemorar: benefícios e descontos esperam por você!
Critério novo e inusitado pode causar o bloqueio
Todos os critérios do INSS para cortar benefícios que mencionamos são comuns, digamos assim. Porém, algo bem menos frequente mas que também pode ocasionar o bloqueio é quando um beneficiário com o mesmo nome que o seu, vem a falecer.
Assim, pode acontecer do sistema da autarquia, que possui sistemas de automação, confundir os beneficiários e suspender o pagamento.
Inclusive, há relatos de aposentados e pensionistas que sofreram esse tipo de bloqueio mais de uma vez.
O que fazer se o INSS cortar benefícios por essa razão
Felizmente, o pagamento do benefício não é permanente nos casos em que há confusão com o nome de segurados que faleceram. Assim, é possível reverter a suspensão de maneira simples e sem sair de casa. Para isso, siga esse passo a passo:
- Acesse o app Meu INSS;
- Clique em “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”.
Caso o INSS solicite algum documento, é só enviar pelo próprio aplicativo. Entretanto, em alguns casos, o órgão pode pedir que o beneficiário compareça pessoalmente a uma agência para ter certeza.
Agora que você já sabe os critérios do INSS para cortar benefícios, fique atento e evite perder sua renda!
Leia também: CAIXA TEM: Usuários estranham GRANA EXTRA no aplicativo; veja do que se trata