Neste sábado (26), a Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), vai atender os requerentes de Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) para pessoas com deficiência, que estão pendentes de perícia médica, e avaliação social.
Dessa forma, equipes de servidores administrativos e assistentes sociais do INSS, além de peritos médicos, irão atender, no mínimo, 60 requerentes do benefício assistencial, que foram convocados pelo INSS.
Mutirão do INSS
Vale lembrar que os atendimentos extras de BPC já foram realizados nos dias 12 e 19 de agosto, com a Avaliação Social. Após essa etapa, os requerentes devem passar, também, pela perícia médica, um dos critérios para a concessão do BPC da pessoa com deficiência.
Além desses casos pendentes, cerca de 30 novos requerentes foram chamados para a etapa da Avaliação Social e, se for o caso, já serão encaminhados para a perícia médica no mesmo dia.
São agendamentos, em grande parte, que estavam marcados para final de outubro e novembro, e que estão sendo antecipados.
A iniciativa tem como foco agilizar o tempo de atendimento e de análise dos benefícios de BPC para pessoa com deficiência.
Ação local de Avaliação Social
Além de Betim, a Agência do INSS de Contagem vem realizando atendimentos extras aos sábados para requerimentos pendentes do Serviço Social do INSS.
Assim, estão previstas vagas para esses atendimentos específicos nos sábados 2 e 9 de setembro, em Betim; e dia 26 de agosto, em Contagem, também na Região Metropolitana de BH.
É importante destacar que serão atendidos somente os casos agendados e/ou convocados pelo INSS para BPC da Pessoa com Deficiência.
Leia também: IMPOSTO DE RENDA: Pagamento do 4º lote da restituição sai EM BREVE; veja como consultar
Perícia Médica Federal
Também neste final de semana, nos dias 26 e 27 de agosto, 50 peritos irão realizar 2,5 mil atendimentos presenciais nos estados do Rio Grande do Sul (RS), Paraná (PR), Paraíba (PB), Ceará (CE), Pernambuco (PE), Maranhão (MA), Amazonas (AM), Pará (PA), Goiás (GO) Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ).
A saber, os mutirões da Perícia Médica Federal têm o objetivo de diminuir o tempo que os segurados esperam pelo atendimento INSS, além de reduzir o estoque de requerimentos que dependem do serviço pericial.
Por fim, é preciso mencionar que o INSS já está em contato com os segurados que poderão ter o atendimento antecipado pelos mutirões.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
Confira ainda: CALENDÁRIO INSS: Pagamentos para aposentados e pensionistas saem HOJE (25/08)