Ter o benefício do INSS suspenso é um medo comum entre os beneficiários. Afinal, para a grande maioria, a renda previdenciária é a única que se tem para manter arcar com as despesas.
Dessa forma, apesar de não ser algo completamente controlável, é preciso estar atento quanto a essa possibilidade. E, assim, fazer tudo o que estiver ao alcance para evitar a suspensão ou bloqueio do benefício.
Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de dicas e informações nesse sentido para compartilhar. Assim, você saberá o que pode levar o órgão previdenciário a cancelar os benefícios e o que pode ser feito para evitar isso.
Portanto, não deixe de ler até o final para não deixar passar nada importante.
O que fazer para evitar ter o benefício do INSS suspenso
A boa notícia para quem recebe renda previdenciária é que é possível evitar que o benefício do INSS seja suspenso. Isso porque existem algumas coisas que você pode fazer para evitar que isso aconteça:
- Manter suas informações cadastrais atualizadas. Isso inclui seu endereço, telefone e e-mail. A saber, você pode atualizar suas informações no site do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS;
- Comunicar à Previdência qualquer mudança em sua situação. Como, por exemplo, mudanças na sua renda, na sua família ou na sua saúde. É possível comunicar essas mudanças pelo site, pelo aplicativo Meu INSS ou pessoalmente em uma agência da autarquia;
- Pagar suas contribuições em dia. Para evitar ter o benefício indeferido no momento da solicitação, ou suspenso depois da concessão, é essencial ser consistente nas contribuições. Desse modo, você pode pagar suas contribuições pela Internet, acessando a GPS, no caso de contribuir por conta própria. Ademais, para quem é trabalhador CLT, é possível acompanhar os depósitos pelo CNIS, também pelo site ou app.
Outras razões que podem ocasionar a suspensão
Como dissemos no início, não é totalmente controlável por nós ter ou não o benefício do INSS suspenso. Isso porque o órgão tem seus próprios critérios de avaliação. Sendo assim, caso o sistema constate alguma irregularidade, é possível que os pagamentos sejam suspensos.
Alguns dos motivos que podem fazer com que isso aconteça incluem:
- Não cumprir as obrigações legais, como prova de vida, perícia médica, etc;
- Deixar de se enquadrar nos requisitos. Por exemplo, quando alguém que recebe auxílio doença se recupera e está apto a retornar ao trabalho;
- Ter o benefício concedido de forma irregular, dentre outros.
Por isso, é essencial estar sempre por dentro das atualizações nas leis previdenciárias e aos canais de comunicação do INSS. Dessa maneira, você não corre o risco de ignorar alguma solicitação e acabar perdendo sua renda.
Agora que você já sabe o que fazer para não ter o benefício do INSS suspenso, coloque essas dicas em prática e preserve sua renda!