O empréstimo consignado do INSS é uma modalidade de crédito concedida a aposentados e pensionistas por muitas instituições financeiras. No entanto, muitos ainda o desconhecem e não sabem bem como garantir a liberação.
Desse modo, hoje vamos mostrar algumas dicas práticas do que você pode fazer para conseguir ter esse dinheiro para fazer um investimento, uma viagem, pagar contas, etc.
Então, não deixe de ler até o final para não perder nenhuma dica importante!
Como conseguir a liberação do empréstimo consignado do INSS?
Por lei, as instituições financeiras que concedem essa modalidade de empréstimo precisam obedecer uma margem de oferta para não comprometer em excesso a renda do segurado.
Dessa forma, as parcelas dos aposentados e pensionistas só podem compreender 45% do valor do salário previdenciário. Lembrando que esse total deve ser dividido em:
- 35% para o empréstimo em si;
- 5% para cartão de crédito consignado;
- 5% para cartão consignado de benefício.
Inclusive, recentemente, o Governo anunciou que vai voltar a permitir aos beneficiários do BPC tomarem esse tipo de crédito.
A saber, o empréstimo consignado para os contemplados pelo BPC estava suspenso desde março. Agora, a volta do consignado do Benefício de Prestação Continuada está prevista para o fim de agosto. Porém, a margem liberada para empréstimo é de 35%, ou seja, 10% a menos do que para as outras categorias de beneficiários do INSS.
Dessa forma, se você deseja garantir a liberação desse crédito, acompanhe a seguir algumas dicas.
1. Tenha todos os documentos necessários em mãos
Antes de solicitar o empréstimo consignado do INSS, certifique-se de ter todos os documentos exigidos, como comprovante de renda, identidade, CPF, comprovante de residência, extrato do benefício, entre outros.
Afinal, ter esses documentos em ordem facilitará o processo de aprovação.
2. Conheça as regras e critérios do INSS
Como vimos, para liberar o empréstimo, o INSS estipula algumas regras. Por isso, é importante se atualizar sobre isso para garantir que você cumpre todos os requisitos.
Assim, alguns dos impedimentos para conseguir o empréstimo consignado são:
- Já ter pego um empréstimo, cartão de crédito, etc, e estar sem margem;
- Ter menos de 18 anos;
- Ter mais de 80 anos;
- Estar recebendo benefício previdenciário temporário, como auxílio doença e salário maternidade, por exemplo.
3. Pesquise entre os bancos que concedem empréstimo consignado do INSS
Algo muito importante que você deve levar em conta é que seu benefício ficará comprometido por um bom tempo. Então, planeje da forma correta se vale a pena fazer esse empréstimo.
Além disso, é importante pesquisar dentre os bancos para decidir qual oferece as melhores condições. Afinal, as taxas de juros variam muito de um para outro.
Só para se ter uma ideia, segundo um levantamento do Procon, a diferença chegou a 2,71% entre os grandes bancos. Agora, o Governo estipulou um teto de 1,97% na taxa de juros para essa modalidade de crédito. Porém, muitos bancos praticam algo bem próximo a esse máximo, enquanto outros são mais flexíveis.
Por isso, lembre-se de pesquisar a fundo e escolher o que melhor se encaixa em suas possibilidades e expectativas.
Gostou de saber essas dicas de como garantir a liberação do empréstimo consignado do INSS? Agora coloque-as em prática, se planeje e tenha sucesso!