No decorrer da vida profissional, todo trabalhador precisará, em algum momento, de pelo menos um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Portanto, não importa se o indivíduo conseguir trabalhar todos os anos de sua carreira sem nunca utilizar os benefícios temporários, como o auxílio-doença ou acidente. Inevitavelmente vai precisar dar entrada no órgão, para finalmente conseguir ter acesso à sua aposentadoria.
Entretanto, a boa notícia é que o sistema vem se modernizando e já possibilita ao segurado fazer as solicitações totalmente online.
Muito se fala nos problemas que o instituto enfrenta, em relação ao estoque de requerimentos, que vem gerando filas intermináveis e causando preocupação nos segurados.
Contudo, essa modernização promete agilizar os serviços da autarquia e trazer comodidade a quem necessita de algum benefício do órgão federal.
Quer saber mais detalhes dessa mudança no Instituto Nacional do Seguro Social? Continue a leitura do texto até o final!
Como acessar algum benefício do INSS
A princípio, para acessar o INSS o segurado não necessita de interferência ou colaboração da empresa em que trabalha. O trabalhador pode realizar todo o processo de maneira autônoma e bem simples, é necessário apenas estar com o cadastro regular no Gov.br.
Sendo assim, para dar entrada na autarquia, o pré requisito é ter a condição de segurado. Em outras palavras, existe a exigência de contribuição previdenciária para o instituto.
Também pode dar entrada quem ainda está no período de graça (período logo após o fim do registro em carteira). Geralmente esse prazo é de 12 meses após o término do emprego formal.
É através desse recolhimento de contribuições ao INSS que se torna possível o recebimento de salários previdenciários.
Como dar entrada no principal benefício do INSS?
Primeiramente, cabe ressaltar que conforme citamos no início do texto é possível solicitar os benefícios de forma online. Sendo assim, isso também vale para o processo de solicitação da aposentadoria.
Para isso, é necessário o cumprimento dos requisitos de acesso por parte do trabalhador. Além disso, o cidadão precisa ter em mãos toda a documentação, pois existe a obrigação de anexá-la ao pedido. Contudo, se essa parte está em ordem basta:
- Acessar o Meu INSS e clicar em Fazer login com Gov.br;
- Informar o CPF e utilizar a senha de acesso;
- Registrar por escrito, na 1ª página, o nome do benefício que deseja;
- Clicar no benefício que deseja;
- Confirmar, no local próprio, se cumpre as exigências;
- Informar os dados que são necessários;
- Anexar a documentação.
Finalmente sua solicitação é enviada para o INSS.
Cadastro no Meu INSS
Por fim, é importante saber que existem duas formas para acessar o Meu INSS, podendo ser por meio do aplicativo ou no site oficial da autarquia, www.meuinss.gov.br.
A criação da plataforma Gov.br ocorreu no dia 11 de abril do ano de 2019, por decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Desse modo, no mês de julho do mesmo ano a página entrou em funcionamento pela primeira vez, e a partir daí vem sofrendo atualizações constantes. Para efetuar o cadastro no Meu INSS e fazer a solicitação do benefício do INSS é necessário estar registrado no Gov.
Essa medida tem a finalidade de adotar um único login para acessar todos os portais do governo.
O que você achou da possibilidade de acessar o benefício do INSS totalmente online? Comente conosco.