Muitas pessoas não sabem, mas existem alguns materiais que não devem ser levados ao micro-ondas, pois podem prejudicar as funções do aparelho e até causar acidentes.
Pensando nisso, nós separamos uma lista com o que pode e o que não pode ir no micro-ondas para te passar, e assim esperamos ajudar você a conservar seus utensílios e eletrodoméstico por mais tempo. Além de evitar acidentes, é claro.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final para obter todos os conhecimentos sobre como utilizar o micro-ondas da maneira correta.
Quais as vantagens e desvantagens do micro-ondas?
Ter um micro-ondas em casa pode ser muito vantajoso, especialmente para quem tem pouco tempo.
Esse eletrodoméstico vem com muitas funções práticas e rápidas para você preparar, aquecer ou descongelar alimentos.
Para que você saiba mais sobre esse aparelho que está ganhando cada vez mais espaço nos lares dos brasileiros, nós separamos uma lista com as principais vantagens de ter um micro-ondas em casa.
Além disso, ainda contaremos quais são as desvantagens que o eletrodoméstico possui, para que você saiba se realmente vale a pena incluir um desses em sua cozinha. Confira:
Vantagens do micro-ondas:
- Praticidade;
- Aquece, descongela e cozinha alimentos rapidamente;
- Não faz sujeira;
- Cabe em qualquer lugarzinho;
- Deixa sua cozinha mais bonita e completa;
- Ajuda você a economizar tempo no preparo dos alimentos.
Desvantagens do micro-ondas:
- Não é muito eficaz no cozimento ou assaduras de alimentos mais difíceis, como carnes;
- O aquecimento não dura muito tempo;
- Necessita de energia elétrica para funcionar;
- Não são todos os utensílios que podem ser colocados dentro dele enquanto estiver ligado.
Quais são os utensílios proibidos no micro-ondas?
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens do micro-ondas, é hora de saber quais são os utensílios que não devem ser postos no aparelho enquanto estiver ligado.
Acontece que, alguns materiais utilizados para fabricar esses utensílios, podem prejudicar as funções do micro-ondas. Fazendo com que ele deixe de funcionar ou até mesmo cause um acidente.
Os utensílios que não devem ser colocados no eletrodoméstico em questão, são aqueles feitos de metal, porcelana e plástico.
Pois estes não suportam a alta temperatura que o micro-ondas proporciona para preparar os alimentos. Ademais, se você colocá-los no aparelho em funcionamento. Além de perder o utensílio e o alimento que está dentro dele, também correrá um sério risco de danificar seu micro-ondas.
Como saber se o utensílio pode ser levado ao micro-ondas?
Para que você saiba se o utensílio pode ou não ir ao micro-ondas, é só fazer um teste: coloque o objeto vazio no aparelho e ligue por 15 segundos. Se o objeto mantiver a temperatura baixa, ele tem capacidade de suportar as ondas de calor, caso contrário, não deve ser levado ao micro-ondas.
Por fim, agora que você já sabe quais são os alimentos proibidos para micro-ondas, é só colocar em prática tudo que aprendeu para não ter problemas ao utilizar seu aparelho.