Os crimes referentes a subtração de veículos no Brasil é algo preocupante, existe até um ranking que aponta os carros com maior incidência de roubos em 2023.
Um levantamento feito pela CNseg aponta que o número de roubos e furtos de carros apresentou queda no primeiro semestre de 2023. No entanto, essa diminuição é referente a uma comparação com o mesmo período do ano anterior, pois a tendência geral é de aumento nessa modalidade de crime.
Além disso, foi possível perceber que os veículos de uma das montadoras continuam sendo o alvo mais visado pelos bandidos. Isso se deve ao status que a marca conquistou entre os compradores e as características específicas de seus automóveis.
A saber a CNseg é a Confederação Nacional das Seguradoras.
Quer saber tudo sobre os crimes referentes a roubos e furtos de veículos e conhecer a lista dos carros que figuram como alvos preferidos dos criminosos. Continue a leitura até o final!
Número de veículos subtraídos que apontam carros com maior incidência de roubos
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, o país apresenta atualmente um índice médio de mil casos de veículos que sofrem roubos e furtos diariamente.
Sendo assim, essa espécie de crime apresentou uma elevação de 8% no ano de 2022 e chegou a marca de 373.225 mil registros desse tipo de ocorrência.
Desse modo, ao analisar o histórico dessas ocorrências, é possível observar uma tendência de elevação nos crimes. Pois no ano de 2021, se registrou mais de 300 mil furtos e roubos no país e, no ano anterior (2020), os registros apontaram uma subtração de 299,5 mil veículos.
Outro dado que o anuário de 2022 aponta é referente a diferença entre o número de furto e o número de roubos. De acordo com o levantamento, houve maior incidência de subtração por furto, ficando em 60,3%. Enquanto isso, os veículos subtraídos por roubo ficaram em 39,7% do total.
Comparação entre furtos e roubos de veículos
Primeiramente, é importante diferenciar os dois tipos de crimes na subtração dos carros com maior incidência de roubos. Diz se furto quando existe apenas a subtração do carro sem necessidade do emprego de qualquer forma de violência.
Em contrapartida no roubo para conseguir subtrair o veículo o criminoso emprega ameaças ou até mesmo violência física. Nesse sentido, em uma comparação relativa, em que se calcula a incidência de registro de roubo para conjuntos de 100 mil ocorrências, pode se perceber, que no ano de 2018, havia uma semelhança entre as taxas de roubos e furtos.
Contudo, desse ano em diante, a taxa de roubos sofreu uma queda de 47,6%. Já os furtos não apresentaram diminuição na mesma proporção, diminuindo somente 19,6%.
Dessa forma, o furto acabou se tornando a modalidade principal nos crimes de subtração de veículos no país.
Ranking dos carros com maior incidência de roubos em 2023
Por fim, o levantamento aponta que, conforme mencionamos os carros de uma montadora específica ganha destaque quando se trata desse tipo de crime. A montadora em questão é a Volkswagen. Dessa maneira, entre os carros com maior incidência de roubo, o Volkswagen Gol continua sendo o que apresenta o maior número de registros.
Em seguida vêm outros populares como o Onix da Chevrolet e também utilitários como a Strada da Fiat. Também existe o fascínio dos criminosos por picapes de valor alto como a Hilux da Toyota.
Se o seu veículo está nessa lista de carros com maior incidência de roubos, redobre o cuidado. Volte para mais informações.