O bem-estar da coluna vertebral é muito importante para que qualquer indivíduo tenha boas condições de trabalho. No entanto, existem algumas profissões que expõem o trabalhador a maiores riscos e podem levar a precisão de benefícios do INSS por problemas na coluna e, consequentemente, na necessidade de se ausentar do trabalho.
Por isso, hoje abordaremos profissões com grandes riscos de precisarem se aposentar devido a invalidez, além dos requisitos necessários para se aposentar e as doenças com mais chances de levarem a essa condição. Então, continue lendo para entender mais sobre esse assunto.
Profissões com maior risco de problemas na coluna
Complicações na coluna atingem uma grande parcela da população e são uma das causas mais recorrentes de aposentadoria por invalidez no INSS. A seguir estão as atividades econômicas e profissões com larga exposição a esses riscos:
- Trabalhadores da agricultura, por fazerem esforço físico intenso, como levantar pesos e realizar movimentos repetitivos;
- Trabalhadores da pesca, que também realizam tarefas físicas consideráveis e por longas horas;
- Profissionais que extraem carvão, petróleo e gás, uma vez que esses são trabalhos que além da força física, envolvem ambientes difíceis;
- Trabalho de fabricação de derivados de leite, por constantemente realizarem movimentos repetitivos;
- Trabalhadores na confecção de sapatos que durante a realização do serviço precisam ficar regularmente com uma má postura;
- Trabalhadores da construção civil que precisam levantar pesos e ficar em posições desconfortáveis, além de diversos outros riscos.
Quais problemas esses trabalhadores podem ter na coluna?
Essas atividades que citamos são apenas alguns exemplos, porque existem muitas outras mais. Assim, essas e outras profissões podem comprometer o bem-estar da coluna dos profissionais e os expor a doenças como:
- Protusão discal;
- Hérnia de disco;
- Osteofitose espondiloartrose anquilosante;
- Discopatia degenerativa;
- Escoliose;
- Lombalgia;
- Artrose.
Sendo assim, os trabalhadores que são acometidos por esses males podem ter direito a benefícios do INSS.
Quais os requisitos para solicitar benefícios do INSS por problemas na coluna?
Apesar dos profissionais sofrerem dores e desconfortos que podem ser incapacitantes devido a problemas na coluna, esses males não são suficientes para fazer com que a pessoa seja elegível a receber benefícios do INSS. Ao invés disso, é preciso cumprir alguns requisitos, como:
- Cumprir período de carência, isto é, ter realizado a contribuição por pelo menos 12 meses para o INSS. Há casos de isenção, no entanto esses irão depender da avaliação da perícia médica.
- Não estar em atraso com as contribuições para a previdência ou cumprir pelo menos metade da carência a partir da nova filiação na Previdência Social.;
- Atestar através da perícia médica do INSS que possui uma doença ou acidente que torne o trabalhador permanentemente incapaz de realizar seu trabalho.
As complicações na coluna refletem uma preocupação de muitos trabalhadores de diferentes profissões. Dessa forma, é importante entender os riscos relacionados a certas carreiras e compreender os requisitos necessários para aposentar por problemas decorrentes da coluna a fim de garantir uma vida profissional com bem-estar.
Então, agora que você já sabe que profissionais que sofrem de problemas de coluna podem ter direito a benefícios do INSS, caso precise, não hesite em buscar ajuda!