Milhões de brasileiros recebem todos os meses o pagamento de benefícios do INSS. No entanto, agora com apenas um pedido alguns podem conseguir reajuste salarial e, dessa forma, passar a ganhar mais.
Para trabalhadores que se aposentaram por terem incapacidade permanente de executar suas profissões, está disponível um reajuste de 25% na quantia paga pelo Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS).
Pensando nisso, hoje iremos te explicar tudo a respeito desse reajuste. Continue lendo para entender quem poderá receber, como solicitar e algumas das condições de saúde disponibilizadas pelo Instituto Nacional.
Quem poderá receber o reajuste salarial do INSS?
Para ter direito ao reajuste é necessário comprovar que recebe atendimento de saúde diário. Ou seja, beneficiários que possuem acompanhamento contínuo, podem entrar com pedido.
O último boletim que a Previdência Social emitiu indicou que aproximadamente 3% das aposentadorias concedidas pelo INSS são em virtude de incapacidade permanente dos beneficiários.
A legislação prevê que o valor a ser pago aos auxiliados é de pelo menos um salário mínimo, o que atualmente corresponde a R$ 1320,00. Entretanto, para alguns segurados pode ser mais, uma vez que quando o trabalhador pede a aposentadoria, é feito um cálculo médio de suas contribuições.
O Instituto Nacional disponibilizou uma estão os quadros de saúde que permitem a correção de 25 % no benefício.
Como requerer o reajuste salarial?
Para solicitar o pedido de correção é bem simples. Primeiramente, é preciso realizar o agendamento com a central do órgão federal através do número 135. Lembre-se: o horário disponível para ligação é das 7h às 22h de segunda a sábado. Depois é só ir na agência, conforme o combinado durante o agendamento.
Outra forma, é pelo aplicativo Meu INSS, na modalidade online, que está a disposição de usuários de iOS e Android. Essa é a maneira mais recomendada, já que pelo telefone, pode demorar alguns minutos para ser atendido. As etapas para solicitar a revisão de reajuste são:
- Acessar o aplicativo;
- Selecione a opção “Novo pedido”;
- Escolha o nome benefício;
- Siga as orientações que aparecem na tela.
Para comprovar o acompanhamento diário, é preciso apresentar os documentos que atestem isso, e assim, ter direito à correção. Por isso, não se esqueça de tê-los em mãos durante o agendamento e no atendimento presencial.
Quadros de saúde que tem direito ao reajuste de 25%
O INSS apresentou uma lista com os quadros de saúde que têm direito ao reajuste salarial de 25%. Abaixo estão alguns deles:
- Perda completa da visão;
- Amputação de nove ou todos os dedos da mão;
- Paralisia de ambos os braços ou pernas;
- Perda das penas, em casos que não é possível colocar prótese;
- Perda de uma mão ou dois pés, mesmo que a colocação de prótese seja possível;
- Amputação de um braço ou perna, em casos que não há possibilidade de colocar prótese;
- Auxiliados que precisam de cuidados especiais, uma vez que sua mobilidade é reduzida ao ponto de impossibilitar a realização de atividades básicas;
- Perda de capacidade permanente para realizar tarefas do dia a dia.
Agora que você já sabe de todas essas atualizações referentes ao reajuste salarial de aposentadorias, nos deixe saber sua opinião nos comentários abaixo.