A conta digital do Nubank deve começar a render menos a partir dessa quinta-feira (03). Isso porque, segundo economistas, o Banco Central deve reduzir a taxa de juros, que é a taxa utilizada para remunerar os valores que ficam na conta do roxinho. Apesar disso, o valor ainda renderá mais que a poupança e que a inflação.
Por isso, hoje vamos entender o motivo de o Banco Central optar pela queda dos juros e entender o que fazer com o seu dinheiro, caso você queira manter as boas rentabilidades.
Vale lembrar que a conta do Nubank seguirá rendendo 100% do CDI.
Redução da taxa Selic
A taxa Selic é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação. Na prática, quando a inflação está alta, o governo aumenta a taxa de juros. Quando a inflação cai, a taxa de juros também é diminuída. Esse segundo cenário é a atual realidade do Brasil, já que dados apontam para uma inflação de 3,16% nos últimos 12 meses.
Com a inflação baixa, o Banco Central deve diminuir a taxa de juros na quarta-feira, 2. Na prática, isso permitirá que bancos barateiem os empréstimos e financiamentos, o que é bom para os cidadãos. Por outro lado, as contas e os títulos que possuem essa rentabilidade ficarão menos atrativos. Por isso, a conta do Nubank passará a render menos, assim que a taxa cair.
Contudo, a rentabilidade seguirá de 100% do CDI. Acontece que o rendimento do CDI vai cair, já que a Selic e o CDI são taxas bastante próximas. Dessa forma, a conta que rende, hoje, 13,65%, aproximadamente, passará a render pouco mais de 13%. Isso porque o mercado ainda não sabe se a queda será de 0,25% ou de 0,50%.
Confira: TUDO o que você PRECISA SABER sobre o Pix
Queda impactará as caixinhas do Nubank?
A queda da taxa de juros impactará, também, as caixinhas do Nubank. Isso porque os produtos também são atrelados à taxa de juros. Contudo, elas podem ser uma alternativa para investidores manterem os retornos maiores por mais tempo.
Isso porque os fundos do Nubank investem em ativos mais arrojados, o que também aumenta o retorno. Com a queda de juros, os ativos das caixinhas podem render mais nos próximos meses, o que manterá os retornos acima do CDI.
Por isso, a caixinha do Nubank é uma excelente forma de investir com a queda dos juros. Outra boa forma é investindo em ativos prefixados, com prazos mais longos.
Veja também: ÓTIMA NOTÍCIA! Banco Pan libera empréstimo para brasileiros