O programa Bolsa Família do governo federal vem se despontando como a medida de maior impacto no auxílio às famílias de baixa renda. Normalmente essas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Assim, o PBF se destaca entre os programas que o governo realiza visando a redistribuição de renda e o socorro às famílias que se enquadram nos critérios de pobreza e extrema pobreza.
Nesse sentido, o auxílio passou por diversas alterações. Buscando, portanto, se enquadrar as especificidades de cada família, pois, se esses grupos apresentam configurações diferentes, logo precisam de atendimentos específicos. Dessa forma, as famílias que têm interesse em participar do Programa Bolsa Família precisam estar atentas aos critérios e prazos para inscrição.
Esse texto traz tudo que você precisa saber, tanto em relação aos requisitos para participar do programa, quanto aos prazos para se inscrever. Então leia até o final com muita atenção para não perder nenhuma informação relevante. Boa leitura!
Principais alterações no programa Bolsa Família
Primeiramente, o governo quis estipular um piso que pudesse realmente possibilitar a aquisição de itens básicos para a sobrevivência, como alimentos e itens de higiene. Entretanto, o programa precisava atender grupos familiares muito diferentes em suas composições e estruturas.
Desse modo, a percepção dessas diferenças, fez com que o governo implementasse o programa com bônus que contemplassem públicos específicos, que normalmente demandam mais despesa.
Então houve a implantação dos bônus variáveis para crianças, adolescentes e gestantes. Isso possibilita um acréscimo ao valor do piso em casos de famílias que apresentam membros que se enquadram nesses critérios.
Critérios para inscrição no programa Bolsa Família
Primeiramente, o titular que pretende se inscrever no Programa Bolsa Família tem que ter inscrição no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Esse é sem dúvidas o primeiro passo, então a melhor forma de adiantar o processo é fazer o pré-cadastro. Esse processo pode ser feito através da plataforma no site ou no aplicativo. Desse modo, a família passa a constar nos sistemas de informação do governo, ou seja, está incluída na base de dados, que o programa utiliza para acompanhar as informações socioeconômicas das famílias de baixa renda do país.
Além da inscrição no CadÚnico a família precisa atender aos critérios específicos do programa, ou seja, a renda per capita não pode ultrapassar o valor de R$ 218,00. Em outras palavras, fazendo a soma da renda de todo o grupo familiar, e dividindo pelo número de componentes do grupo o valor tem que ser igual ou inferior a duzentos e dezoito reais.
Prazo para inscrição no programa
Por fim, em relação aos prazos, não existe uma definição exata por parte do governo sobre a autorização no CadÚnico. Frequentemente, o acesso ao Bolsa Família acontece num prazo de aproximadamente 70 dias, depois da aprovação no CadÚnico. Posteriormente, é só acessar os saldos referente ao programa social, de acordo com a configuração do grupo familiar. Assim terá a garantia de uma renda para si e para todos os seus dependentes.
Enfim, com todas essas informações sobre o Bolsa Família você já pode buscar seus direitos.
Saiba também: ALERTA do Serasa para quem tem dívidas há mais de 5 anos