Várias declarações sobre o saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) foram feitas pelo presidente Lula e pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, nos últimos dias.
Tanto o Ministro do Trabalho, quanto Lula são a favor de utilizar algumas maneiras para sacar o FGTS. Apesar dos inúmeros protestos, os políticos ocasionalmente inverteram suas posições e ofereceram novas soluções para a questão.
Mais detalhes sobre o benefício do trabalhador estão vinculados a uma proposta de legislação que prevê a revisão do abono salarial do FGTS. O texto da legislação prevê que a mudança resultaria de uma alteração na taxa média nacional de inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (INPC).
Vale a pena notar que este método contabilizaria tanto a base quanto as parcelas adicionais do benefício do empregado, permanecendo nos limites das alocações aplicáveis. O texto relevante ainda está sendo analisado como projeto de lei nas instâncias do governo.
O que exatamente é esse benefício cancelado por Lula?
Este benefício para funcionários está disponível desde 2020. O abono salarial que permite ao trabalhador realizar o saque de até metade do saldo de suas contas ativas e inativas do FGTS. Tudo começa no mês de nascimento do funcionário e segue pelos próximos dois meses.
Os trabalhadores observam o bônus de aniversário com bons olhos porque ele representa uma fonte adicional de renda que pode utilizar para saldar dívidas ou investir na empresa.
Entretanto, também é um método relativamente meticuloso. Na situação de rescisão sem justa causa, o funcionário que optar pelo saque aniversário não terá mais direito à restituição integral dos recursos que tiver em conta ativa do FGTS.
Não perca: PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM APROVADO? Veja se a medida já está valendo a partir de hoje (18/03)
Quem tem direito a este benefício do trabalhador?
Os empregados regulares elegíveis às demais modalidades de financiamento do FGTS também podem solicitar e receber o abono de aniversário do fundo. Eles são:
- Trabalhadores: urbanos, rurais, intermitentes, temporários, avulsos, safreiros (contratados na época da safra), atletas profissionais, entre outros;
- Empregados domésticos;
- Diretores de empresa.
Quais são os parâmetros desse privilégio de funcionário?
O colaborador deve seguir as orientações normais do abono salarial para habilitar-se à liberação no mês de nascimento. Depois disso, é fundamental ficar atento ao saldo da sua conta.
É fundamental perceber que o trabalhador não pode revogar seu FGTS sob esse paradigma, mesmo que sua demissão seja sem justa causa. Afinal, o modelo saque-aniversário do FGTS não pode atualizar durante o período de vigência de 2 anos.
Porém, caso a empresa demita o empregado que optou pelo saque-aniversário sem justa causa, ele ainda tem direito à multa rescisória de 40% referente aos valores na conta do FGTS.