Assim como muitos já sabem, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o órgão responsável pelo pagamento de diversos benefícios. Com isso, o instituto disponibiliza alguns meios de atendimento para os segurados, para que fique mais fácil a solução de problemas. Dessa forma, a Central de Atendimento é um dos meios, que tem suas bases de atendimento ao segurado no Recife, Caruaru e Salvador, locais situados nos estados da Bahia e de Pernambuco.
Atualmente cerca de 5,6 mil servidores trabalham na Central de Atendimento do INSS. Com isso, o atendimento fica disponível para aposentados, pensionistas e todos os outros beneficiários da autarquia. Conforme informações da Previdência, a ideia é atender cerca de oito milhões de pessoas por mês.
Nesse sentido, os segurados do INSS podem entrar em contato com o número 135 para sanarem suas demandas. Vale ressaltar que a ligação é gratuita, se for feita através de um telefone fixo. Por outro lado, se a chamada for efetuada através de um celular, a cobrança equivale a uma ligação local.
Além disso, os segurados podem ser atendidos através da Central de Atendimento no número 135 de segunda-feira a sábado, das 07h às 22h (no horário de Brasília).
Confira os serviços da Central de atendimento do INSS
Antes de mais nada, por meio da central telefônica do INSS, os segurados conseguem realizar uma série de serviços. Confira então a lista.
Consultar pagamentos de benefícios
Através da central telefônica do INSS, no número 135, os segurados conseguem consultar, de maneira ágil, a data e o banco em que os valores do benefício serão depositados. Além disso, também é possível verificar o local de pagamento, bem como os motivos de um possível bloqueio do pagamento.
No entanto, para ser atendido e ter acesso as informações sobre o seu pagamento, é necessário informar a data de nascimento, além de nome e sobrenome e número do benefício.
Leia ainda: ALERTA GERAL para quem trabalhou antes de 1994
Orientações e informações do INSS sobre o benefício
A saber, os serviços mais solicitados na central de atendimento do INSS são para esclarecer dúvidas e obter orientações sobre benefícios. Nesse sentido, algumas das informações mais concedidas são horário de funcionamento das unidades do INSS e também o endereço das agências.
Dessa forma, quem desejar obter informações como essa e ter acesso à esse serviço, só precisa ligar para a central, no número 135. Em seguida, deve clicar na opção 3 no menu principal e, posteriormente, escolher a opção 5, para “Orientações”. Depois de ter feito isso, aparecerão as seguintes opções de atendimento:
- Saber mais sobre o aplicativo Meu INSS;
- Informação sobre a contribuição à Previdência Social;
- Benefício assistencial;
- Auxílio-doença;
- Pensão por morte;
- Salário-maternidade;
- Auxílio-reclusão;
- Empréstimos ou consignações no seu benefício.
Quem tiver interesse em conversar diretamente com um atendente, pode clicar na opção 5 do menu principal.
Saber sobre o andamento de pedido
Do mesmo modo, uma informação bastante procurada na central de atendimento 135 é sobre o andamento de algum pedido. Afinal de contas, ao realizar a solicitação de algum benefício do INSS, o segurado pode realizar a consulta para saber o andamento de seu pedido.
Resumindo, é necessário que o solicitante converse diretamente com um atendente da Previdência Social. Para isso, basta clicar na opção 3 do menu principal (outros serviços) e, logo depois, clicar na opção 1. Depois dessa etapa, deve informar a sua data de nascimento e confirme o seu nome completo, que é informado automaticamente na ligação.
Fazer agendamento e verificar o resultado da perícia
Primordialmente, através da central 135 do INSS, os segurados conseguem consultar o agendamento e resultado da perícia médica e de maneira muito prática.
Sendo assim, para confirmar o agendamento da perícia, o cidadão deve ligar para o número 135 e conversar diretamente com um atendente. Depois, deve clicar na opção 5 do menu principal. Assim, além de saber para qual data o procedimento foi marcado, o segurado também reagendá-lo através da ligação.
Contudo, no caso da consulta ao resultado da perícia, o segurado deve aguardar até às 21h do dia seguinte em que foi realizado o procedimento. Mas também, o segurado poderá checar o laudo médico, se foi ou não deferido e até mesmo, a justificativa. Para esse processo, basta ligar para a central 135 do INSS, escolher a opção 1 do menu principal.
Outros serviços da autarquia
Acima de tudo, por meio da Central de Atendimento 135 do INSS, os segurados também podem utilizar o atendimento simplificado. Em suma, esse atendimento é voltado para as solicitações de baixa complexidade, como alteração de local ou forma de pagamento do benefício. Ou também, bloqueio de mensalidades cobradas por associações ou sindicatos.
Do mesmo modo, os beneficiários podem obter informações sobre Salário-Maternidade, por exemplo, tirar dúvidas sobre o Meu INSS, entre outras.
Veja também: MUDANÇAS importantes no empréstimo consignado do INSS