O dólar operou em queda pelo oitavo dia consecutivo e fechou cotado abaixo dos R$4,85. Esse é o menor patamar para a moeda americana no ano de 2022. Diante disso, investidores e economistas se perguntam até onde vai a queda do dólar, e analistas divergem em relação ao preço, mas são unânimes em afirmar que a moeda deve cair ainda mais.
Por isso, hoje vamos falar dos motivos da queda do dólar, como comprar moeda americana e, claro, até onde vai a queda. Vale lembrar que isso não quer dizer que a moeda não vá subir de um dia para o outro, mas há uma tendência de que ela caia, pelo menos até o final do ano.
A moeda está caindo muito
O dólar opera em forte queda em 2022, com baixa de mais de 13%. Isso porque os dados da economia americana preocupam os investidores, ao mesmo tempo que a guerra na Ucrânia afasta os investidores dos mercados emergentes asiáticos. Com isso, o mercado brasileiro ganhou atratividade internacional, o que é bom para a economia brasileira.
Além disso, somado ao cenário internacional de incerteza e notícias ruins, o Banco Central do Brasil ainda sobe as taxas de juros há mais de um ano. Dessa forma, investidores estrangeiros vem ao país para comprar títulos da dívida brasileira, que estão pagando, atualmente, 11,75% ao ano. Essa taxa é bem maior que a americana, que fica por volta de 0,5% ao ano. Por isso, os investidores internacionais buscam comprar mais o real para investir aqui, o que leva a uma queda do dólar.
Apesar disso, esse movimento terá um limite. Isso é o que analistas dizem, já que o Brasil entrará em processo eleitoral, o que, por si só, deve trazer mais instabilidades ao mercado financeiro. Quando isso acontece, o dólar tende a subir novamente. Por isso, analistas dão seus palpites sobre onde será o preço mínimo do ano.
Até onde vai a queda do dólar?
Analistas divergem sobre esse ponto, mas todos acreditam que o dólar deve cair um pouco mais ainda. Apesar disso, o valor que os analistas indicam, fica um pouco mais abaixo do que o atual patamar. Por isso, é possível dizer que é uma boa notícia.
Isso porque analistas acreditam que a moeda deve cair até a casa dos R$4,60. Na prática, isso quer dizer que a inflação no Brasil deve subir menos que o previsto. Para o consumidor, isso quer dizer que os produtos nas prateleiras devem subir menos. Por outro lado, caso os preços internacionais do petróleo e do trigo voltem a cair, a tendência é que os preços possam diminuir nas prateleiras dos mercados, algo que também seria uma excelente notícia.
Contudo, para o curto prazo, analistas acreditam que o dólar deve cair um pouco mais, ficando mais atrativo para os investidores internacionais investirem aqui. Por isso, para comprar o dólar, através de contas internacionais ou corretoras de criptomoedas, pode ser um excelente investimento nesse cenário atual.