Sabia que até dia 15 você pode sacar seu FGTS extraordinário? Se você ainda não fez o saque do valor liberado pelo Governo Federal, saiba que ainda dá tempo! Afinal, com as despesas extras que chegam com o fim do ano, uma ajudinha não é nada mal, não é mesmo?
Para te ajudar a saber mais detalhes sobre esse assunto, trouxemos uma porção de informações e dicas.
Sendo assim, não deixe de acompanhar até o final para ficar por dentro de tudo!
O que é saque extraordinário do FGTS?
O saque extraordinário do FGTS é um programa do Governo Federal para injetar dinheiro na economia do país, como medida de recuperação. A medida entrou em vigor durante a pandemia e, neste ano, o valor foi liberado entre os dias 15 de abril e 20 de junho na conta social digital de cada trabalhador. E se você quer saber se tem direito a sacar seu FGTS, é sobre isso que iremos falar a seguir.
Quem tem direito a sacar seu FGTS?
Tem direito ao saque extraordinário do FGTS qualquer trabalhador do regime CLT com contas abertas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Aliás, se você tiver contas ativas ou inativas, pode sacar até 1 mil reais, somando todos os valores.
No entanto, o valor é proporcional ao montante que você tem em conta. Além disso, vale lembrar que, caso você tenha valores bloqueados, como antecipação do saque aniversário ou empréstimo com FGTS como garantia, essa soma não entra na equação.
Para saber os valores creditados em sua conta, é só acessar o site caixa.gov.br, ou baixar o aplicativo do FGTS em seu smartphone Android ou IOS.
Como sacar meu FGTS?
Para sacar seu FGTS, basta acessar a sua poupança social digital do Caixa Tem. Você pode efetuar a transferência do dinheiro por pix, além de pagar contas e realizar outras operações de crédito. Você também pode se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal para retirar o valor creditado.
E se eu não quiser sacar meu FGTS?
Você não é obrigado a sacar seu FGTS extraordinário. Caso queira manter o montante acumulado, basta esperar o prazo acabar, pois você não perderá a quantia. Isso porque o valor de até R$1.000,00 volta automaticamente para suas contas de origem depois que o prazo para saque expirar.
Além disso, dirigindo-se a uma agência da Caixa, você pode informar que não quer realizar o saque de parte do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e solicitar o estorno da quantia para suas contas.
Caso fique com alguma dúvida, você ainda pode entrar em contato pelos canais de atendimento da Caixa ao cidadão, pelos telefones 4004-0104, se você morar em regiões metropolitanas e capitais, ou 0800-726 0101, para as demais regiões do nosso país.
Agora que você já sabe que pode sacar seu FGTS extraordinário até o dia 15 de dezembro, pode escolher se quer ou não retirar seu dinheiro!