Ataques racistas contra Vinícius Júnior são discutidos na Câmara dos Deputados. O debate ocorrerá em comissão geral. A discussão acontecerá, portanto, em virtude dos ataques racistas na Espanha contra o jogador brasileiro do Real Madrid. A Casa já se mostrou contrária a estas atitudes em sessão que aprovou moções de repúdio à Federação Espanhola de Futebol.
Para saber todas as informações sobre este debate, continue conosco na leitura até o final.
Ataques racistas contra Vinícius Jr
O jogador brasileiro do Real Madrid, Vinícius Jr, desde 2021, sofre com ataques racistas na Espanha. A discussão sobre o assunto se intensificou com o jogo entre Real Madrid e Valencia, no qual torcedores começaram a chamar Vini Jr de “macaco”. A confusão interrompeu a partida. A saber, os alto-falantes do estádio anunciaram que a partida só voltaria quando cessassem as ofensas.
Outro conflito, na mesma partida, aconteceu entre o jogador brasileiro e o goleiro do time oposto. Durante a confusão, um jogador do Valencia deu um mata-leão no Vinicius Jr. esse, para se livrar, acertou o rosto do outro jogador. Desta forma, o VAR ao avaliar a situação expulsou o Vini Jr, no entanto essa expulsão recebeu anulação após o jogo e o VAR recebeu demissão.
Câmara dos Deputados se posiciona contra os ataques racistas
Em sessão do Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, mostrou satisfação diante das atitudes dos deputados, parabenizando os mesmos. Alguns deputados criaram propostas se opondo aos atos racistas contra Vini Jr. O presidente da câmara afirmou que irá encaminhar às entidades competentes, as 11 moções de repúdio à La Liga. Assim como, a Javier Tebas Medrano, presidente da Federação Espanhola de Futebol. Muitos deputados opinaram sobre o assunto, como o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) que afirmou esperar unanimidade da Casa para repudiar estes atos racistas e de preconceito. Da mesma maneira, o deputado Abrilio Brunini (PL-MT) disse que a manifestação contrária ao racismo deve unir diferentes posicionamentos políticos. Um dos autores de uma das propostas de repúdio, o deputado Fabio Garcia (União-MT) ressaltou que não são aceitáveis as atitudes dos torcedores, bem como a do presidente da La Liga.
O deputado José Guimarães (PT-CE) ressaltou a importância de os parlamentares se manifestarem contra estes atos preconceituosos. Sendo assim, a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) destacou em sua fala a atitude do governo federal de existir uma punição a essas manifestações racistas.
Para o deputado Danilo Forte (União-CE) é importante que as pessoas se unam na luta contra este preconceito. Buscando promover justiça, igualdade e inclusão social.
Comissão na Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados realizará uma discussão para debater os casos de racismo contra o jogador Vinícius Junior. Bem como, atitudes e soluções para esses ataques. A comissão geral foi feita a partir de um requerimento que contou com a assinatura do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e do deputado Antonio Brito (PSD-BA).
Você considera importante este debate sobre os ataques racistas contra Vinícius Jr? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.