Cinco pessoas morreram nesta terça-feira (01) após militares russos atacarem uma torre de televisão de Kiev, na Ucrânia. Segundo o governo ucraniano, além das mortes e dos feridos, o caso culminou na perda do sinal de transmissão dos canais de TV.
Maior avião do mundo é destruído na Ucrânia após ataque russo
O ataque acontece no sexto dia de guerra. Segundo o governo da Ucrânia, “os canais não vão funcionar durante um certo tempo”. Além disso, a gestão também relatou que os sistemas de emergência farão o possível para que algumas emissoras restabeleçam sua transmissão em breve.
No Facebook, o Ministério do Interior publicou uma foto em que mostrava a torre envolvida por uma espessa nuvem cinza. Apesar disso, a informação é que a estrutura principal continua de pé.
Em uma publicação no Twitter, Andriï Iermak, chefe da administração presidencial ucraniana, relatou que o bairro onde aconteceu o ataque é o mesmo em que nazistas mataram mais de 30 mil judeus em dois dias, em 1941, durante a segunda guerra. “Esses bárbaros estão massacrando as vítimas da Shoah (Holocausto) pela segunda vez”, disse o representante ucraniano.
Míssil na Ucrânia
Antes do ataque na torre, um prédio do governo regional na cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia, também foi atacado. Nas redes sociais, um vídeo mostra uma grande bola de fogo que envolve carros que estavam no local
De acordo com o governo da Ucrânia, o ataque aconteceu duas horas após o toque de recolher estabelecido pelo Ministério do Interior da Rússia ter terminado. Segundo o jornal “The New York Times“, funcionários dos serviços de emergência ucranianos relataram que o ataque deixou 7 mortos e 24 feridos.
Leia também: Microsoft faz alerta sobre ataques cibernéticos contra a Ucrânia