A Receita Federal fez o lançamento do seu Assistente Virtual de atendimento robotizado. Para quem não está familiarizado, trata-se de um sistema de computador, programado com um determinado assunto, para interagir com o público e providenciar informações. Esse atendimento é mais conhecido por chatbot.
Nesta primeira fase do projeto, o assistente trata apenas de questões aduaneiras. Isto é, orienta os usuários sobre o registro de despachantes e ajudantes e sobre o acesso a sistemas aduaneiros, sendo voltado, portanto, a intervenientes e empresas que operam no comércio exterior.
Inovação da Receita Federal
Com a medida inovadora, a Receita espera que o assistente consiga responder a maior parte das dúvidas sobre o tema para o qual está preparado.
Além disso, a Receita lançou o Manual de Acesso a Sistemas Aduaneiros para complementar as informações prestadas pelo seu assistente, oferecendo uma orientação mais completa ao cidadão e às empresas.
Vale mencionar que novos temas serão incluídos no assistente virtual, inclusive os relacionados a cadastros e outros assuntos tributários.
Como ter acesso ao assistente virtual?
Para tirar dúvidas com o chatbot, acesse este link e clique na bolinha que está no canto inferior direito da tela para acioná-lo.
De acordo com a Receita Federal, o objetivo é colaborar para tornar mais acessíveis e facilitar os procedimentos necessários à atuação no comércio exterior e demais serviços prestados pelo órgão.
A intenção é a longo prazo alimentar o assistente com o maior número de serviços possíveis, com um leque cada vez mais amplo de atendimento.
Pequenos empreendedores
Os microempreendedores individuais (MEI) e os segurados especiais que possuam funcionários contratados, ou que pretendam contratar, poderão usufruir de novas facilidades dos novos módulos simplificados do eSocial, disponíveis desde o dia 25 de outubro.
O eSocial é um ambiente digital voltado para escrituração das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, onde também poderão ser prestadas informações sobre a comercialização da produção.
Com o módulo simplificado, os empregadores terão mais autonomia, agilidade e eficiência no processo de prestação de contas e poderão pagar os valores devidos gerando o Documento de Arrecadação do e-Social (DAE) diretamente por este sistema.
Esta facilidade dispensa a necessidade de acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) para transmitir a DCTFWeb e gerar o documento de arrecadação.
Fonte: Receita Federal
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