Desenvolvida como algo que seria bom para todos, a tecnologia vem sendo usada por criminosos como uma arma para o cometimento de inúmeros crimes. Como exemplos, pode-se citar os inúmeros golpes online, que já fizeram milhares de pessoas perderem dinheiro.
Todavia, não é somente na modalidade online que criminosos estão usando a tecnologia a seu favor. Prova disso é que, de acordo com a Polícia Civil, a corporação precisou desarticular uma quadrilha de Jundiaí, no interior de São Paulo, que estava usando drones para cometer uma série de assaltos na cidade.
De acordo com a entidade, a quadrilha, que foi desmascarada nesta quarta-feira (11), utilizava os drones para vistoriar casas que seriam alvos dos crimes -todas elas localizadas em áreas luxuosas de Jundiaí.
Em nota, a Polícia Civil revelou que uma operação da entidade conseguiu prender o chefe do grupo. De acordo com Leandro Basson, que é quem lidera as investigações, os criminosos possuem conhecimentos técnicos em tecnologia voltada para segurança condominial. Sendo assim, usavam toda a expertise para cometer os crimes.
“É uma quadrilha extremamente preparada. Eles são técnicos em câmeras, alarmes e controle de acesso e utilizam o drone para fazer todo o mapeamento da geografia das casas e os alvos que eles vão entrar. Então, eles utilizam a tecnologia para o crime.”
Assaltantes atuam há anos
Com as diligências, os agentes constataram que a quadrilha está na ativa há pelo menos quatro anos. “A investigação apontou que a quadrilha é responsável por furtos a casas de luxo na região de Jundiaí desde 2017”, revelou Leandro Basson, que também disse que, além do chefe, os outros criminosos também foram identificados.
Durante a operação, a Polícia Civil recuperou uma série de objetos furtados das vítimas. O resgate foi possível após o chefe da quadrilha, que confessou os crimes, ter revelado o local onde os bens eram guardados. Preso, o acusado, que não teve seu nome revelado, foi levado ao 2° DP de Jundiaí, onde permaneceu à disposição da Justiça.
Leia também: Policial penal é preso em operação da PF contra o tráfico internacional de drogas