Cajá é uma fruta cheia de vitamina C e antioxidantes, além de ser muito saborosa. A princípio, encontramos a cajazeira (Spondias Mombin L.) nas regiões Norte e Nordeste. No local, seus frutos são conhecidos como taperebá, cajá mirim, cajá e cajá verdadeiro.
Neste sentido, o cajá é um fruto pequeno e carnoso (amarelo alaranjado), de sabor ácido-adocicado e muito agradável. Vale lembrar que é rico em carotenoides (atividade antioxidante), vitaminas (A e C), fibras e minerais (Fósforo, Ferro, Magnésio, Potássio e Cálcio).
Como consumir cajá
A industrialização dessa fruta está voltada para a produção de polpas, sucos, picolés, sorvetes, néctares e geleias de excelente qualidade, valor nutritivo e comercial. Do suco, ainda é possível produzir aguardente e um licor delicado. Além disso, consome-se a fruta in natura.
Benefícios
A madeira da cajazeira pode ser utilizada em marcenarias, enquanto a casca, os ramos e as folhas (ricos em polifenóis) possuem propriedades medicinais. Neste sentido, a casca possui propriedades antidiarreica e antidisentérica. Por sua vez, usamos as folhas do cajá contra as dores de estômago, complicações do parto e enfermidades dos olhos e laringe.
A exemplo, identificamos nas folhas compostos com propriedade antiviral. Com isso, o extrato passou a ser recomendado principalmente para combate a herpes.
Outras vantagens de se consumir a fruta cajá
- Ajuda no controle de peso
- Evita doenças
- Combate a anemia, por ser rica em ferro
- Previne a tensão pré-menstrual: por atuar nos hormônios femininos, já que contém vitaminas A, B e C, a fruta ajuda a prevenir as oscilações de humor
- Fortalece os ossos
- Apoia o sistema nervoso
- Possui baixo teor de gordura
- Enfim, protege contra doença cardíaca: extremamente rica em vitamina C, essa substância age como antioxidante natural. Por isso, protege o organismo dos radicais livres e previne as doenças cardiovasculares. A exemplo, o AVC, derrame, infarto.
E então? Na sua região tem cajá? Deixe nos comentários se você conhece essa fruta! Sobretudo, veja também por que devemos ingerir frutas, principalmente no café da manhã, aqui.