Hoje é o primeiro dia de abril e, todo mundo sabe, é o dia de falar algumas mentiras. Contudo, esse texto será diferente: aqui nós vamos revelar as mentiras que contam para você na hora que o assunto é finanças pessoais. E acredite, existem muitas por aí. Por isso, é importante que você saiba que o assunto é bastante simples e que você não precisa se assustar.
Dessa forma, você passará a saber, de uma vez por todas, quando alguém está tentando enganar você. Além disso, vale lembrar que o assunto é extenso e, por isso, entender finanças pessoais pode exigir certo tempo. Contudo, não é complicado.
As mentiras mais comuns
Existe um estudo que mostra que há uma tendência bastante forte de você repetir as mesmas coisas que as pessoas próximas a você fazem. Por isso, se os seus pais têm dívidas, é provável que você, quando adulto, também tenha. Isso acontece porque pessoas com dificuldades financeiras acabam não tendo conhecimento sobre como lidar com as finanças pessoais.
Por conta disso, existe uma frase que diz que “não tem problema se eu atrasar só esse mês” determinado boleto. E a verdade é que tem problema, sim! Isso porque, ao atrasar um boleto, você paga juros para a empresa. Na prática, você está pagando mais pela mesma coisa. É por isso que organizar ganhos e gastos é tão importante. Com isso, você sabe o quanto pode gastar e, com isso, nunca passa sufoco. A segunda mentira mais contada é a que afirma que “se você não fizer a dívida, nunca vai comprar”. Nada pode ser mais errado que isso, já que é possível guardar primeiro e comprar depois. Muitas vezes, ao inverter o processo, você contrai uma dívida que pode atrapalhar muito a sua vida.
Porém, a mentira mais comum que contam é a de que o “cartão de crédito endivida você”. Quem diz isso, na verdade, esquece que o cartão de crédito só endivida aquelas pessoas que não sabem usá-lo.
As finanças pessoais e os objetivos
E as mentiras não se estendem apenas às compras do mês ou às despesas recorrentes. Isso porque, além de aluguel, supermercado e demais dívidas, você também tem o desejo de ter horas de lazer, seja viajando, seja fazendo passeios em sua própria cidade. E acredite, tem gente que ainda mente em relação a isso também.
A primeira mentira que dizem é que “viajar custa caro”. Quem fala isso, na maioria das vezes, não conhece as milhas aéreas e todas as oportunidades que elas podem te dar. Atualmente, é possível viajar em classe executiva pagando menos que na classe econômica. E esse é o poder das milhas, que também entram nas suas finanças pessoais.
Por outro lado, outra grande mentira é a de que você não pode ter tudo que quiser. Nada pode ser mais errado, já que você pode, sim, desde que tenha planejamento e paciência. É evidente que pessoas que ganham mais atingem objetivos financeiros mais rápido. Mas é importante avisar que todos podem atingir suas metas financeiras, desde que organizem suas finanças pessoais.
Por isso, nesse dia 1° de abril, não caia nas mentiras. Do contrário, é hora de começar a estudar finanças pessoais, com calma, para entender que o dinheiro pode ser o seu principal aliado daqui para frente.