Artrite ou artrose? Existe diferença? Como tratar cada uma das doenças? Estas são as perguntas que pretendemos responder com este artigo. Então, confira aqui no Brasil 123.
Por que a artrite e a artrose são consideradas doenças semelhantes? Porque possuem três sintomas comuns: a dor e as deformidades nas articulações e estão associadas ao envelhecimento do corpo. Mas somente isso. Pois ambas as doenças possuem muitas diferenças entre si que agora vamos distinguir.
O que é a artrose?
A artrose, também chamada de osteoartrose, é uma doença que causa a degeneração das articulações. Dessa forma, as articulações mais afetadas são: quadril, joelho e coluna.
A artrose não possui uma causa conhecida, mas pode aparecer como consequência de defeitos nas articulações, ou como resultado de alterações no metabolismo do corpo.
Quais são os sintomas e o tratamento da artrose?
Entre os principais sintomas da artrose tem-se, por exemplo:
- Dor nas articulações
- Inchaço e queimação
- Dor ao levantar-se da cama.
Se a artrose acomete os joelhos, é comum escutar pequenos estalos quando movimentado, e se acomete as mãos, pode inchar as articulações dos dedos.
O diagnóstico da artrose é realizado por um médico especialista, que avalia os sintomas, idade e estado das articulações. O médico pode solicitar exames de radiografia e ressonância magnética, por exemplo, para complementar o diagnóstico.
Para tratar a artrose, o médico irá receitar medicamentos para, dessa forma, atenuar os sintomas, reprimir o avanço, aliviar as dores e ter maior qualidade de vida. Mas, é preciso ter claro que a doença é degenerativa, não tendo cura ainda identificada.
O médico pode recomendar alguns tratamentos complementares para a artrose como, por exemplo:
- Acupuntura
- Fisioterapia
- Fortalecimento da musculatura
O que é a artrite?
A artrite, também chamada de osteoartrite, é uma doença que causa inflamação nas articulações. Assim, as articulações mais afetadas na artrite são: dedos, punhos, pés e tornozelos. Existem vários tipos de artrite. Entre as principais tem-se:
- Reumatóide: é uma doença autoimune, e se não for tratada a tempo, pode causar deformidades, limitando os movimentos.
- Séptica: a infecção é causada por bactérias.
- Psoriática: causa lesões escamosas e vermelhas na pele. Ataca principalmente joelhos, cotovelos e couro cabeludo.
- Gotosa: sua incidência é nos pés, causada por excesso de ácido úrico no sangue.
- Reativa: causada por infecção bacteriana intestinal ou urogenital.
Quais são os sintomas e o tratamento da artrite?
Os principais sintomas da artrite são;
- Sensação de calor
- Dor ou desconforto
- Inchaço e vermelhidão nas articulações afetadas: mãos e punhos
- Rigidez nas articulações ao acordar.
O tratamento para a artrite é feito a partir de medicamentos anti-inflamatórios, corticoides e imunossupressores. Mas em estágios mais avançados pode ser recomendada a intervenção cirúrgica.
Possivelmente o médico irá recomendar fisioterapia e terapia ocupacional para complementar o tratamento.
Então, agora que você já sabe diferenciar a artrite da artrose, tenha consciência que as duas doenças são sérias e precisam de tratamento para melhorar a qualidade de vida.
Ambas as doenças causam muita dor e desconforto, e precisam de tratamento medicamentoso e complementar.
Assim, consulte um médico sempre que perceber a existência dos sintomas.