O deputado alagoano Arthur Lira foi reeleito ontem, 1°, como presidente da Câmara dos Deputados. Com votação recorde, ele obteve 464 dos 509 votos computados. Com isso, Lira ficará no comando da Casa até o ano de 2025, o que é de fundamental importância para o andamento dos projetos na Câmara durante esse período.
Por isso, hoje vamos entender como Arthur Lira conseguiu essa reeleição, além de mostrar qual é a importância desse cargo no cenário político brasileiro. Vale lembrar que Lira tinha um amplo apoio, incluindo o do presidente Lula e de seu partido, o PT.
Arthur Lira e o amplo apoio político
O presidente reeleito da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, é um dos políticos mais proeminentes dos últimos anos no Brasil. Segundo especialistas, ele tem uma capacidade de articulação que possibilita com que ele tenha diversas alianças, incluindo com partidos que são, entre si, oposição. E foi exatamente isso que fez com que ele fosse reeleito.
Quando Lula ganhou as eleições, em outubro de 2022, Arthur Lira foi um dos primeiros a se pronunciar publicamente. Na ocasião, parabenizou o petista e disse que faria um governo de apoio ao Brasil. De lá para cá, o deputado alagoano conseguiu o apoio de seu partido, o PP, e do partido do presidente, o PT. Além disso, também conseguiu, na Câmara, o apoio do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL. Com esse amplo apoio, conseguiu uma reeleição confortável.
Além de Arthur Lira, disputavam a presidência da Câmara os deputados Chico Alencar(PSOL-RJ), que teve 21 votos, e o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), que teve 19 votos. Em seu discurso da vitória, Lira disse que “continuaremos devotos da democracia“, um claro afastamento das pautas bolsonaristas, segundo especialistas.
Além disso, é importante lembrar que Arthur Lira foi um dos principais articuladores do orçamento secreto. Na prática, ele conseguiu distribuir dinheiro para todos os deputados, alguns com mais, outros com menos. Apesar disso, esse fator foi muito relevante para que tivesse o amplo apoio que conseguiu.
O que faz o presidente da Câmara?
O cargo de presidente da Câmara é um dos mais cobiçados pelos deputados, além de ser um dos mais importantes do país. Isso porque, na prática, a pessoa que ocupa esse cargo tem tanta relevância quanto o presidente da República e o presidente do Senado. Por isso, analisar quem ocupa o posto é fundamental para entender como a política pode funcionar nos anos seguintes.
Na prática, o presidente da Câmara, agora Arthur Lira, é o responsável por convocar e presidir as sessões na Casa. Com isso, ele pode atrasar ou acelerar a votação de projetos que são importantes para o Executivo. Além disso, ele é o responsável por decidir quais os temas serão votados em cada uma das sessões, incluindo processos importantes, como projetos de emenda à Constituição, consagração e novas leis e até mesmo processos de impeachment.
Com isso, Arthur Lira é fundamental para Lula, na medida em que pode apresentar os projetos do novo governo, ou, do contrário, pode atrasar todas as pautas, caso seja oposição ao Executivo.