Arthur Lira ganhou as eleições para presidente da câmara mas não é garantia de Bolsonaro. Os cofres públicos tiveram que retirar o valor de R$ 504 milhões para redutos eleitorais de deputados e senadores e acredita-se que o atual vencedor agora tenha uma dívida com o presidente da República.
Como afirmou o colunista do UOL, Reinaldo Azevedo, o governo gastou com um nome do qual lhe agradava. Mas, isso não significa que não há novos custos de manutenção para o manter fiel. Maia, ex-presidente da Câmara que deixou o cargo nesta segunda (1), chegou perto de quase assinar um dos mais de sessenta pedidos de impeachment de Bolsonaro. Para ele, o presidente da república está mais preocupado em colocar o Lira em seu lugar do que resolver toda a situação em que colocou o país.
Não há uma garantia de Bolsonaro e o peso para manter o centrão no poder será alto e custoso. Atualmente, é como se o mesmo fosse considerado um poço de crimes de responsabilidade, já foram cometidos 24 deles.
ARTHUR LIRA É A GARANTIA DE BOLSONARO?
O primeiro ato de Lira foi declarar a possível “neutralidade” que teria. Contudo, a primeira ação foi tentar mudar os participantes dos blocos, mostrando que não está tão disposto a manter a paz. O Jornal Poder 360 publicou que ele anulou o bloco de Rodrigo Mais e tentou mudar os registros e divisões de cargos. Como consequência foi uma derrota enorme para o PT e a esquerda.
Apesar de agora estar em dívida com o presidente da República, talvez tenha-se que realizar manutenções frequentes para que continue assim. Lira fugiu dos debates semanais sobre o impeachment, dizendo que iria pensar em formas estratégicas sobre como acabar com a pandemia. Ainda deixou claro que talvez pudessem fornecer outros benefícios para quem recebia o auxílio emergencial e recebe pouco.
Helder Caires publicou no site Infomoney sua opinião sobre o caso: “Tudo que o capitão meteu a boca no Lula (não sou petista…), ele está fazendo igualzinho. Essa é a tal nova política?” Já para Fernando Araujo, todas as promessas feitas para o congresso em relação a dinheiro, terá que cumprir. Entretanto, quase se trata do povo, todas se esvaindo entrando de água abaixo.