O deputado estadual Arthur do Val (Podemos) chegou ao Brasil neste sábado (05) e comentou sobre os seus áudios vazados na sexta (04). Na gravação, que viralizou nas redes sociais após ter sido enviada para um grupo privado do Movimento Brasil Livre (MBL), o parlamentar disse que mulheres ucranianas são “fáceis, porque são pobres”.
“Foi errado o que eu falei, não é isso que eu penso. O que eu falei foi um erro, em um momento de empolgação”, disse ele ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Ainda conforme Arthur do Val, que também é conhecido como “Mamãe Falei”, “houve um mal-entendido” e as “pessoas estão misturando os áudios com outro contexto”.
“Pelo amor de Deus, gente, a impressão que está passando aqui é que eu cheguei lá na Ucrânia e falei: ‘quem quer vir comigo aqui, que eu quero comprar alguma coisa’”, começou. “Não é isso e eu nem poderia fazer. Inclusive nos áudios eu falo ali, ainda que de modo jocoso, de modo informal. Eu não tive tempo para fazer absolutamente nada, eu não tive tempo para tomar banho”, argumentou o político.
Em outro momento, ele disse que as pessoas podem julgá-lo, mas devem entender que o áudio foi gravado em um “contexto diferente”. “Uma coisa é o Arthur que foi lá fazer a missão. Outra coisa é o Arthur que já tinha saído da Ucrânia, após a viagem e mandou um áudio em grupo privado, para os amigos dele, de forma errada, descabida, não foi na melhor das posturas, é nítido aquilo. Mas, como eu te falei, é um áudio privado”, afirmou ele.
Hoje, Arthur do Val é membro do MBL e pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos. Ele foi para a Ucrânia arrecadar doações para os refugiados que fogem do país que foi invadido pela Rússia.
https://twitter.com/Based_Brazilian/status/1499878402899296256?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1499878402899296256%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fb123.com.br%2Fdeputado-arthur-do-val-diz-que-ucranianas-sao-faceis-porque-sao-pobres%2F
Arthur do Val fica solteiro com a polêmica
Se na política, o MBL e o Podemos ainda avaliam possíveis sanções para o deputado, em sua vida pessoal, as consequências pelas declarações já começaram a virem à tona. Prova disso é que, logo depois do áudio ser vazado, a até então namorada dele, Giulia Blagitz, publicou um stories no Instagram dizendo que o relacionamento havia acabado.
A publicação da moça aconteceu no momento em que o deputado ainda estava dentro do voo que o trazia da Ucrânia para o Brasil. “Em respeito a todos os meus seguidores que também seguiam o Arhur gostaria de deixar claro que seguiremos caminhos distintos. Infelizmente a vida é imprevisível e muitas vezes nos leva por caminhos que não compreendemos. Mas de uma coisa podemos ter certeza: o amor foi real e sempre será”, escreveu a mulher.
Leia também: Ucranianos receberão visto de 180 dias e poderão pedir para viver no Brasil