O corpo da mulher ainda é considerado um tabu. Muitas delas possuem medo e vergonha de falar sobre temas relacionados à saúde sexual ou sobre a vagina. Essa também é a causa deste artigo. A ardência vaginal pode ocorrer por inúmeros fatores diferentes como doenças sexualmente transmissíveis e muitas outras.
Pensando nisso, o Brasil 123 separou uma lista com as principais causas destes problemas e como resolver. Portanto, continue a leitura para saber mais sobre!
1. Relações sexuais intensas
O sexo ocasiona uma série de atritos entre os órgãos genitais. Como consequência, as dores não tardam a aparecer. Isso ocorre por inúmeros motivos diferentes, principalmente pela falta de lubrificação. O Brasil 123 já publicou um artigo falando exatamente sobre essa situação, para acessar basta clicar aqui.
Para resolver a falta de lubrificação, existem algumas opções que podem ser utilizadas como tratamento:
- Comprimidos de estrogênio
- Suplementos alimentares
- Cremes e géis vaginais
2. Alterações hormonais
As alterações hormonais são muito comuns em mulheres que estão na menopausa ou fazem o uso de anticoncepcionais. A redução ou desequilíbrio destes hormônios pode resultar em diminuição da libido sexual.
Alguns fatores cotidianos também podem fazer parte desta lista, como exemplo é o uso de antidepressivos como Fluoxetina e Risperidona. Momentos estressantes podem causar cansaço e dores corporais, ocasionando a dificuldade em ter lubrificações.
Para repor os hormônios, é necessário uma ida ao ginecologista. Ele poderá indicar quais os mais recomendados juntamente com doses ideais para o seu caso. Não busque por receitas e automedicação na internet pois é um assunto extremamente sério.
Caso prefira resolver isso de forma natural sem buscar um médico, faça uma mudança na sua alimentação baseada na dieta mediterrânea e passe a praticar mais exercícios físicos. Se mesmo assim não funcionar, não hesite um buscar um médico.
3. Doenças sexualmente transmissíveis
As doenças sexualmente transmissíveis podem causar ardência vaginal e dores ao urinar. Elas podem apresentar sintomas diversos e se apresentam também no corrimento vaginal. O corrimento passa a mudar de cor, saindo com sangue ou aparência de pus.
Algumas das DST’s mais comuns são:
- Clamídia
- Gonorreia
- HPV
- Tricomoníase
Para evitar ser contaminada, é necessário fazer o uso de camisinha. Ela é muito importante para prevenir o casal de doenças e uma gravidez indesejada. Se o seu parceiro não desejar usar, evite ter relações e não se sinta obrigada a nada.