A aquisição de leite cru no Brasil totalizou 6,19 bilhões de litros de leite no terceiro trimestre deste ano. A saber, essa é a menor captação para um terceiro trimestre desde 2016. Aliás, o resultado ficou 4,9% menor que o registrado no mesmo período de 2020. Em contrapartida, a aquisição de leite cru cresceu 6,1% na comparação com o segundo trimestre deste ano.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela Pesquisa Trimestral do Leite, divulgou as informações nesta quarta-feira (8). Inclusive, o instituto ressaltou que “os terceiros trimestres regularmente apresentam uma recuperação em relação ao trimestre anterior” devido ao comportamento cíclico que o setor possui.
De acordo com a pesquisa, Minas Gerais continuou na primeira posição do ranking nacional de aquisição de leite. A saber, o estado respondeu por 23,4% da aquisição de leite do país no terceiro trimestre e liderou com folga. Em seguida, ficaram: Rio Grande do Sul (15,1%) e Paraná (14,6%).
Além disso, a pesquisa do IBGE também revelou que a aquisição de leite recuou em 16 das 26 Unidades Federativas (UFs) pesquisadas. Na comparação com o terceiro trimestre de 2020, houve um decréscimo de 322,43 milhões de litros de leite captados no país.
Em suma, as quedas mais expressivas atingiram os estados de Minas Gerais (-178,86 milhões de litros), Paraná (-51,97 milhões de litros), São Paulo (-48,10 milhões de litros), Goiás (-34,39 milhões de litros) e Rondônia (-21,47 milhões de litros). Apesar da forte queda observada em Minas Gerais, o estado seguiu liderando o ranking nacional.
Melhor resultado mensal no período é o de agosto
O IBGE detalhou o desempenho nacional por mês. Em resumo, o pico da aquisição de leite cru no terceiro trimestre deste ano aconteceu em agosto. No mês, o volume registrado chegou a 2,08 bilhões de litros. Em contrapartida, o mês de julho teve o menor volume de produção no trimestre (2,04 bilhões).
Segundo o IBGE, a produção nacional foi afetada pela “alta dos insumos, aliada à dificuldade de repassar os custos por conta da demanda enfraquecida”. O instituto também citou “adversidades climáticas” como responsáveis por comprometer a oferta do produto no período.
Por fim, a Pesquisa Trimestral do Leite contabiliza a aquisição de leite cru realizada por estabelecimentos que funcionam sob inspeção sanitária federal, estadual ou municipal.
Leia Mais: Exportações de carne suína crescem 11,29% no acumulado do ano