A aquisição de leite cru no Brasil totalizou 25,08 bilhões de litros em 2021. Esse número representa uma queda de 2,2% em relação ao ano anterior. Aliás, o recuo é o primeiro dos últimos cinco anos, ou seja, o país só registrou crescimento da captação de leite entre 2017 e 2020.
Embora o volume tenha caído, o resultado foi o segundo melhor já registrado pela série histórica, iniciada em 1997. Em outras palavras, apenas o resultado de 2020 foi melhor que o de 2021.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela Pesquisa Trimestral do Leite, divulgou as informações nesta terça-feira (15).
De acordo com a pesquisa, Minas Gerais continuou na primeira posição do ranking nacional de aquisição de leite. A saber, o estado respondeu por 24,7% da aquisição de leite no país em 2021 e liderou com folga. Em seguida, ficaram: Paraná (14%) e Rio Grande do Sul (13,4%).
Além disso, a pesquisa do IBGE também revelou que a aquisição de leite recuou em 18 das 26 Unidades Federativas (UFs) pesquisadas em 2021. Isso explica a retração do volume captado no decorrer do ano passado.
Em suma, as quedas mais expressivas atingiram os estados de Minas Gerais (-324,88 milhões de litros), São Paulo (-182,72 milhões), Goiás (-77,24 milhões), Rondônia (-49,23 milhões) e Mato Grosso (-39,42 milhões). Apesar da forte queda observada em Minas Gerais, o estado não perdeu sua liderança nacional.
Aquisição tem maior crescimento em janeiro
O IBGE detalhou o desempenho nacional por mês. Em resumo, a aquisição de leite cru teve o maior crescimento na base anual em janeiro. No mês, o volume registrado cresceu 75,64 milhões de litros, na comparação com o mesmo mês de 2020.
Segundo o IBGE, “o ano de 2021 foi marcado pela ocorrência de geadas e por um período seco mais intenso, que contribuíram para prejudicar as pastagens em algumas das principais regiões produtoras”.
“Além disso, a alta dos custos associada à demanda fragilizada, inibiu a realização de investimentos por parte da cadeia produtiva”, acrescentou o IBGE.
Por fim, a Pesquisa Trimestral do Leite contabiliza a aquisição de leite cru realizada por estabelecimentos que funcionam sob inspeção sanitária federal, estadual ou municipal.
Leia Mais: Índice de confiança da indústria recua 0,4 ponto em março