A aquisição de leite cru no Brasil caiu 1,0% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2020. A saber, houve a aquisição de 5,82 bilhões de litros de leite, terceiro maior volume já registrado em um segundo trimestre desde 1997, quando a série histórica teve início.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela Pesquisa Trimestral do Leite, divulgou as informações na última sexta-feira (8). O resultado entre abril e junho só não superou a aquisição registrada em 2020 (5,87 bilhões de litros) e em 2019 (5,86 bilhões).
O IBGE ressaltou que os segundos trimestres são os períodos de menor volume de produção nacional. Em resumo, a aquisição de leite possui um comportamento cíclico e a entressafra nas principais bacias leiteiras do Brasil reduz o volume registrado.
De acordo com a pesquisa, Minas Gerais continuou na primeira posição do ranking nacional de aquisição de leite. A saber, o estado respondeu por 24,7% da aquisição de leite do país no trimestre e liderou com folga. Em seguida, ficaram: Paraná (13,9%) e Rio Grande do Sul (12,8%).
Além disso, a pesquisa do IBGE também mostrou que os maiores aumentos nas aquisições de leite aconteceram nos seguintes estados: Paraná (+46,32 milhões), Rio Grande do Sul (+19,96 milhões) e Bahia (+12,27 milhões).
Por outro lado, as quedas mais expressivas atingiram os estados de Minas Gerais (-51,97 milhões), São Paulo (-33,46 milhões), Rondônia (-33,32 milhões), Mato Grosso (-10,43 milhões) e Rio de Janeiro (-7,91 milhões). Apesar da forte queda observada em Minas Gerais e do crescimento expressivo no Paraná e no Rio Grande do Sul, o ranking não mudou.
Maio registrou o melhor resultado mensal no período
Em resumo, o pico da aquisição de leite cru no segundo trimestre deste ano aconteceu em maio, segundo o IBGE. No mês, o volume registrado chegou a 1,95 bilhão de litros. Em contrapartida, o mês de junho teve o menor volume de produção no trimestre (1,92 bilhão).
Segundo o IBGE, a produção também foi afetada pelo “aumento dos custos de produção e pela demanda enfraquecida”. Por fim, a Pesquisa Trimestral do Leite contabiliza a aquisição de leite cru realizada por estabelecimentos que funcionam sob inspeção sanitária federal, estadual ou municipal.
Leia Mais: Guedes diz que “barulho político” atrapalha crescimento do Brasil